Criada em 31/08/2023 às 10h05 | Pesquisa

Estudo monitora diversidade de aves como indicador de sustentabilidade ambiental nas lavouras de arroz

A Empresa contribuiu com a agenda ao apresentar o estudo de monitoramento da diversidade de aves em regiões produtoras de arroz na Zona Sul do RS, através de plataformas online.

Imagem
Reunião da Câmara aconteceu na Casa do Irga, dentro do Parque de Exposições da Expointer 2023. (Foto: Francisco Lima)

A Embrapa participou neste dia 30 de agosto, às 9 horas, da reunião ordinária da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Leite e Derivados, na casa do Irga, dentro do Parque de Exposições Assis Brasil, na Expointer 2023. A Empresa contribuiu com a agenda ao apresentar o estudo de monitoramento da diversidade de aves em regiões produtoras de arroz na Zona Sul do RS, através de plataformas online.

O pesquisador Júlio José Centeno fez a apresentação online do trabalho de desenvolvimento metodológico do Monitoramento Populacional de Aves como Indicador de Sustentabilidade Ambiental da Planície Costeira do RS, que realizou em parceria com o pesquisador Max Silva Pinheiro e equipe, uma busca de elementos que potencializam sustentabilidade ambiental na cultura arrozeira.

“Procuramos apresentar em números essa qualidade ambiental, considerando os fatores bióticos e abióticos”, destacou. A Planície Costeira foi escolhida por ser uma área de reserva identificada pela UNESCO, obtendo nesta região  índices de produtividade muito altos, chegando até 10 ton\ha. A área tem um transecto de 60 Km com 11 pontos de observação e estudo, banhados próximos do Canal São Gonçalo e próximos do Oceano, incluindo áreas de arroz, soja  e pastagens naturais e cultivadas.

Ele também apresentou quais as espécies que foram caracterizadas neste estudo - gaviões, pernaltas e outras espécies.  Na oportunidade, o pesquisador Alcido Elenor Wander, da Embrapa Arroz e Feijão (Goiânia\GO) apresentou o vídeo em homenagem aos 50 anos da Empresa para o público participante.

Dentro da agenda, após a fala de Daire Coutinho, presidente da Câmara Setorial, foram debatidos os assuntos sobre a conjuntura do setor, conduzidos por Sérgio Roberto Gomes dos Santos Junior, da Conab; Exportação de arroz c/casca e beneficiado e Instrumentação de empresas e cooperativas para a abertura de mercado por Luana Krieger  da CNA/AGRO BR; seguida pelas falas do deputado federal Alceu Moreira sobre a Reforma Tributária e da diretora da DECAP\SDI, Fabiana V. Alves sobre Carbono + Verde. (Da Embrapa)

Comentários


Deixe um comentário

Redes Sociais
2024 Norte Agropecuário