Criada em 26/05/2021 às 23h20 | Política brasileira

Agrotins: Após 7 anos de ausências de titulares do Mapa na abertura oficial, ministra confirma presença e mantém prestígio ao evento

Tereza Cristina participará pela segunda vez seguida da abertura. De 2013 a 2019, nenhum titular do Mapa participou da cerimônia principal do evento. Atual comando do governo do Tocantins mostra articulação com gestão federal e terá a presença da autoridade do meio rural do país.

Imagem
Tereza Cristina confirmada; Feira será retransmitida dos estúdios da agência de marketing e publicidade Public, que tem suas dependências instaladas no município de Palmas, capital do Tocantins (foto: Adriano Brito/CNA/Trilux)

Pelo segundo ano consecutivo no formato virtual, a Agrotins 2021 deverá contar novamente na cerimônia de abertura com a presença online da ministra da Agricultura, Tereza Cristina. Ela participou do evento em 2020. E, conforme o governo do Estado, confirmou presença na edição deste ano, que começa dia 15 de junho. Como no ano passado, a feira será retransmitida dos estúdios da agência de marketing e publicidade Public, que tem suas dependências instaladas no município de Palmas, capital do Tocantins.

Ao participar da abertura de 2020, a gestora acabou com uma série de sete anos de ausência de um titular do Mapa na abertura, momento solene e que era utilizado para anúncios de programas e de benefícios a produtores rurais.

AUSÊNCIA ENTRE 2013 A 2019

Entre 2013 e 2019, nenhum ministro participou da abertura da feira. O fato denotava desprestígio do Estado em relação ao governo federal. Antes de Tereza Cristina em 2020, o último ministro que havia participado da abertura oficial da Agrotins foi Mendes Ribeiro, que prestigiou a abertura oficial da 12ª edição, em 2012. Ex-deputado federal pelo PMDB do Rio Grande do Sul, ele faleceu em maio de 2015 após descoberta de um tumor no cérebro. Em 2011, o então ministro Wagner Rossi esteve presente na cerimônia. Nem mesmo a senadora pelo Tocantins Kátia Abreu participou da cerimônia de abertura nos anos de 2015 e 2016, período que esteve como titular do Mapa. Ela esteve no evento em outros dias, não na abertura.




VEJA TAMBÉM 

Viagem ao continente asiático impossibilita participação de ministra na Agrotins 

VEJA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS PUBLICADAS SOBRE A AGROTINS

CLIQUE AQUI E OUÇA OUTRAS EDIÇÕES DO NORTE AGROPECUÁRIO NO RÁDIO

LEIA MAIS SOBRE A HISTÓRIA DA AGROTINS

RELEMBRE 

Tereza Cristina, em 2019, não pôde participar da feira em Palmas

Ausente na Agrotins, ministra tem reunião com o filho no mesmo horário da Feira

Marcelo Miranda: “Não queremos ser prestigiados por autoridades, mas pelo produtor”




PRESENÇA CONFIRMADA

Nessa terça-feira, dia 25, o governo do Estado confirmou a presença da ministra neste material de divulgação distribuído à imprensa:

Ministra da Agricultura confirma presença na Agrotins 2021 100% Digital

Feira ocorre de 15 a 18 de junho, com o tema Agro 4.0

A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, reforça a importância do agronegócio tocantinense para o Governo Federal ao confirmar sua participação, por videoconferência, na abertura da Feira Agrotecnológica do Tocantins – Agrotins 2021 100% Digital. A ministra também participou da abertura no ano passado.

“Para nós, é uma honra muito grande ter a ministra Tereza Cristina mais uma vez conosco na Agrotins, nesse formato inovador. Tenho certeza de que no formato presencial ela também nos prestigiaria, mas no momento será por videoconferência, mostrando a importância do Tocantins para o agronegócio brasileiro”, destaca o governador do Estado do Tocantins, Mauro Carlesse.

O secretário de Estado da Agricultura, Pecuária e Aquicultura, Jaime Café, ressalta a importância que o Governo Federal tem dado à Agrotins 2021 100% Digital, com a confirmação da ministra no evento. “Isso demonstra a importância que tem a Agrotins para o desenvolvimento não só do Tocantins, mas para toda a região do Matopiba. Muitos produtores que vinham quando a Agrotins era de forma presencial estão acessando nesse formato virtual. Este prestígio demonstra a importância que o Governo Federal sempre deu para a Feira e que os produtores têm buscado, nela, tecnologia e conhecimento para as suas propriedades”, afirma.

A expectativa é de que a edição de 2021 supere a anterior, que foi quando ocorreu a primeira edição da Agrotins no formato 100% digital. “Esta segunda edição também será histórica. O Tocantins inovou em 2020 e, agora, se firma como precursor neste quesito tecnológico. Isso reforça ainda mais o compromisso do Governo com o produtor rural”, completa o Governador.

Com o tema Agro 4.0: Tecnologia no Campo, a Feira ocorre de 15 a 18 de junho e será realizada de maneira 100% digital, assim como ocorreu no ano passado, devido à pandemia da Covid-19. A programação completa está sendo elaborada e, em breve, será divulgada pelos organizadores.

No último ano, a plataforma digital da Agrotins contou com mais de 460 mil visualizações. A feira contará com a participação de produtores de todo o país.

 

 
Clique no ícone acima e confira o programa 


Clique no ícone acima e confira como foi o lançamento


Clique neste link e confira o programa de rádio

 

 


 











Tags:

Comentários


Deixe um comentário

Redes Sociais
2024 Norte Agropecuário