Com o objetivo de garantir a segurança no trabalho em altura, o Senar realizou treinamento especializado no município de Lagoa da Confusão. A ação beneficiou doze trabalhadores locais. Com o avanço da atividade agrícola no estado e a consequente construção de silos para armazenagem de grãos, a oferta de trabalho neste segmento cresceu significativamente.
Para o presidente do Sindicato Rural de Lagoa da Confusão, Vanderlei Silva, a demanda por cursos nesta área tende a aumentar. “Em quase todos os setores da atividade agrícola há carência de mão de obra qualificada, por isso o sindicato juntamente com o Senar, está realizando capacitações como essa, em geral, contando com a parceira de empresas do ramo”, explicou Vanderlei.
Segundo o presidente, a intenção dos cursos é ofertar mão de obra qualificada para o setor, mas também garantir que o trabalhador do Tocantins tenha condições de competir pelas vagas de trabalho em condições semelhantes aos profissionais que vêm de outros estados em busca das oportunidades de trabalho.
Durante o treinamento, foram abordados temas como a utilização de equipamentos de proteção individual, sistemas de proteção coletiva, procedimentos em situações de emergência, noções técnicas de resgate e primeiros socorros.
“Uma das principais exigências de trabalho é ter um treinamento de NR com foco em altura. O profissional que possui essa capacitação já leva vantagem de pelo menos 50% em relação a seus concorrentes numa disputa por uma vaga de trabalho nas empresas do setor”, destacou Wellyton Rodrigues, instrutor do curso “Trabalhador em Segurança do Trabalho - NR 31.15”.
Genáurio de Oliveira, um dos participantes, acredita que essa capacitação garante mais segurança durante a realização dos serviços e amplia as oportunidades no mercado de trabalho. Cássio Borges, outro participante, espera adquirir mais experiência e conhecimento para atuar nesse segmento e garantir seu espaço no mercado de trabalho. (Da FAET)
Deixe um comentário