Criada em 12/04/2019 às 17h18 | Agronegócio

Inmet alerta para retorno de chuvas volumosas ao Matopiba e estados do Nordeste neste final de semana

As chuvas seguirão concentradas na região do Matopiba que compreende os estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, e ainda para os estados do Ceará, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande Norte. No Tocantins, os produtores de soja estão finalizando a colheita e já contabilizam as perdas.

Imagem
Chuvas preocupam produtores de soja no Tocantins. (Foto Dari Fronza / Aprosoja)

Jhonatas Simião
DE SÃO PAULO (SP)

As chuvas nos últimos dias ainda seguirão concentradas sobre a faixa Centro-Norte do país. Maiores volumes voltarão a ser vistos no final desta semana sobre áreas da região produtora do Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), inclusive com alertas em alguns estados.

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) reportou que a partir da manhã desta sexta-feira acumulados de chuva podem ser registrados em áreas da Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Norte. O aviso é de perigo potencial e vale para até sábado (13).

Imagem de satélite de todo o Brasil nesta sexta-feira (12) - Fonte: Inmet

"Chuva entre 20 a 30 mm/h ou até 50 mm/dia. Baixo risco de alagamentos e pequenos deslizamentos, em cidades com tais áreas de risco", alertou o instituto meteorológico brasileiro.

Aviso para as áreas: Sul E Cariri Cearense, Sudeste Piauiense, Centro-Norte Piauiense, Sudoeste Piauiense, Norte Piauiense, Norte Cearense, Noroeste Cearense, Centrossul Cearense, Metropolitana De Fortaleza, Central Potiguar, Oeste Potiguar, Leste Potiguar, Agreste Potiguar, Agreste E Brejo Paraibano, Metropolitana De Recife, Sao Francisco Pernambucano, Agreste Pernambucano, Mata Pernambucana, Chapada Diamantina, Nordeste Baiano, Norte Baiano, Sul Baiano, Oeste Baiano, Recôncavo Baiano, Sertão Cearense, Jaguaribe Cearense, Litoral E Mata Paraibano, Sertão De Pajeú E Do Araripe Pernambucano, São Francisco Baiano, Sudoeste Baiano.

O modelo Cosmo do Inmet prevê que nos próximos dias as chuvas ainda seguirão concentradas sobre a maior parte do Centro-Norte. No entanto, a partir do início da semana que vem áreas do Centro-Sul do país voltarão a receber precipitações, com destaque para altos acumulados em São Paulo.

Matopiba

Em entrevista ao Notícias Agrícolas no início desta semana, Morgana Almeida, chefe do Centro de Análise e Previsão do Tempo do Inmet, havia alertado sobre a previsão de chuvas mais volumosas sobre áreas da região produtora do Matopiba com o deslocamento de uma frente fria que estava no Sudeste.

A colheita da soja da safra 2019/20 em áreas da região produtora do Matopiba está caminhando para a finalização. No entanto, as precipitações dos últimos dias estão atrapalhando os trabalhos. As chuvas, no entanto, estão beneficiando o desenvolvimento da safrinha.

Até o momento, 95% da área de soja em Tocantins já foi colhida e, segundo o presidente da Aprosoja TO, Maurício Buffon, alguns produtores já contabilizaram perdas devido às precipitações acima da média histórica, mas o problema não chega a afetar os números estaduais devido à colheita já estar no final.

O mapa de precipitação acumulada do Inmet dos últimos três dias aponta que os maiores volumes no país ocorreram em áreas do Norte, pontos do Nordeste e centrais do país. Os três maiores acumulados em todo o país nesta quinta-feira (11) ocorreram em áreas de Itapipoca (CE): 129,6 mm, Itapetinga (BA): 123,4 mm e Cuiabá (MT): 106,4 mm.

De acordo com o mapa de chuvas do Inmet para os próximos sete dias, altos volumes devem seguir sobre áreas do Norte e Nordeste do país, incluindo pontos do Matopiba, que receberão acumulados de mais de 100 mm. Por outro lado, áreas do Centro-Sul terão condição de chuva bastante isolada e pouco generaliza. (Com informações Portal Notícias Agrícolas)

Tags:

Comentários


Deixe um comentário

Redes Sociais
2024 Norte Agropecuário