Criada em 20/11/2023 às 13h33 | Agronegócio

Plantio de soja nesta safra 2023/2024 está atrasado na região do Matopiba

Em condições normais de chuva, nesta época os plantios já estariam com cerca de 60% da área plantada no estado, permitindo também uma boa expansão de área do milho segunda safra (safrinha).

Imagem
Nesta época os plantios já estariam com cerca de 60% da área plantada no estado. (Foto: Seagro/Governo do Tocantins)

Elmiro de Deus
De Palmas (TO)

O plantio da soja nesta safra 2023/2024 está atrasado na região do (Matopiba), Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia. Em condições normais de chuva, nesta época os plantios já estariam com cerca de 60% da área plantada no estado, permitindo também uma boa expansão de área do milho segunda safra (safrinha).

De acordo com informações levantadas pela Secretaria Estadual da Agricultura e Pecuária (Seagro), a soja, principal commodities cultivada no Tocantins está com plantio atrasado na maioria das regiões do Estado, seguindo uma tendência da região central do Brasil e Matopiba. Ainda segundo as informações, na região centro sul e oeste do Tocantins, a área plantada está em torno de 45%, já na região centro norte o plantio está aproximadamente com 40%. Vale destacar que tradicionalmente, o plantio do grão vai de primeiro de outubro a meados de dezembro, contudo, uma portaria do Ministério da Agricultura e Pecuária estabelece que o plantio pode ser realizado de 1º de outubro de 2023 a 8 de janeiro de 2024 no Tocantins para esta safra.

De acordo com o professor e engenheiro agrônomo da Seagro, Thadeu Teixeira Júnior, o atraso do plantio se dá por conta das condições climáticas, pois com a intensificação do El Niño, as regiões Centro Oeste, Sudeste, Norte e Nordeste, estão sendo acometidas por uma forte onda de calor e um regime menor do que a média geral de chuvas para este período. “Isso faz com que os produtores aguardem a estabilidade do regime pluviômetrico para concretizarem seus plantios, vale ressaltar que o atraso no plantio da soja pode proporcionar redução significativa da área de milho segunda safra (safrinha), fazendo com que os produtores busquem outras culturas como alternativa para segunda safra”, destacou o engenheiro. 

O engenheiro lembra ainda que, os produtores tocantinenses podem consultar as informações climáticas baixando o aplicativo Info Tempo Tocantins, lá pode-se acessar informações de disponibilidade de água no solo, para um bom manejo do solo, precipitação, temperatura média e o boletim do tempo semanal. De posse destas informações o produtor pode ter uma maior precisão na tomada de decisão quanto ao plantio e manejo de suas culturas.

Crescimento

Segundo informações da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), nesta safra 2023/2024, o Tocantins confirma-se como um dos estados que mais cresce em área plantada, quando observado a área total de grãos e, principalmente com a soja. 

Ainda de acordo com a Conab, quando se observa o volume de área plantada (hectares) para grãos, Tocantins está na segunda posição, com expansão de aproximadamente 100 mil hectares, tendo a sua frente somente o Rio Grande do Sul (RS).

Comentários


Deixe um comentário

Redes Sociais
2024 Norte Agropecuário