Daniel Machado
De Brasília (DF)
O novo ministro da Agricultura, Marcos Montes, garantiu que vai dar continuidade à gestão da pasta comandada por Tereza Cristina. Deputada federal licenciada até semana passada, Tereza Cristina pediu demissão para poder estar apta para concorrer nas eleições de outubro. Ela voltou à Câmara dos Deputados e é cotada para disputar uma vaga no Senado por seu Estado, o Mato Grosso do Sul.
Na cerimônia de transmissão do cargo, o novo ministro disse que assume o posto com uma política de continuidade da gestão implementada nos últimos três anos. Ele citou programas como o AgroNordeste e a entrega de títulos de regularização fundiária. “Isso é demonstração clara que o governo do presidente Bolsonaro quer olhar o pequeno, quer olhar aquele que realmente precisa de dignidade”, frisou ao citar ações feitas em conjunto com as secretarias que beneficiaram diretamente os pequenos produtores rurais.
Marcos Montes exerceu o cargo de secretário-executivo do Mapa desde 2019 e lembrou o convite de Tereza Cristina para formar o time da Pasta em seu discurso. Em sua despedida, Tereza Cristina reforçou o trabalho em equipe e o diálogo com o setor.
O novo ministro inicia a gestão reforçando a diplomacia dos fertilizantes com viagens previstas ao Marrocos, Egito e Jordânia a partir de maio. Montes já recebeu representantes do governo iraniano para uma negociação do aumento da cota de importação de ureia para o Brasil, de 1 milhão de toneladas, podendo chegar a 3 milhões de toneladas.
Ouça reportagem sobre o tema clicando aqui.
Deixe um comentário