No município de Araguatins, o apicultor Natal Alves Rodrigues é um exemplo de como o conhecimento técnico aliado à dedicação pode transformar a atividade produtiva e rentável. Antes da assistência técnica do Senar-TO, a apicultura na propriedade era realizada apenas como “hobby”, sem padrões adequados e com baixa produtividade.
Segundo o produtor, as principais dificuldades da atividade eram as ceras velhas acumuladas e presença de pragas que prejudicam os enxames. “Além disso, as caixas que eu usava eram antigas, fora do padrão, e eu não fazia o manejo correto na entressafra. Isso afetava muito a produtividade. Foi então que, com a ajuda do Senar-TO, comecei a ver o potencial que minha atividade poderia ter”, relata Natal.
A partir desse levantamento, foi elaborado um planejamento estratégico e um plano de ação para corrigir os problemas. “Quando começamos o trabalho, vimos que pequenos ajustes fariam uma grande diferença. Trabalhamos desde o manejo das colmeias até a organização financeira da atividade, o que trouxe mais eficiência e produtividade para o apiário do Natal”, explica o técnico Solon.
As principais mudanças, segundo o técnico, foram: introdução de xarope à base de açúcar, modernização das colmeias, gestão financeira, revisões e expansão do apiario que passou de 22 para 31 colmeias. “Com essas mudanças, percebi que as abelhas começaram a produzir mais e com melhor qualidade. Hoje, consigo acompanhar tudo, desde a produção até as vendas. É uma diferença enorme do que era antes”, conta o apicultor.
Resultados Alcançados
As mudanças trouxeram resultados expressivos. A produção de mel aumentou para 342 kg anuais, com a produtividade média subindo de 9,8 kg/colmeia/ano para 11 kg/colmeia/ano, um incremento de 12,6%. O número de enxames ativos também cresceu, passando de 22 para 31 colmeias.
Além disso, o produtor começou a vender o mel em embalagens próprias, com rótulos de identificação, agregando valor ao produto e conquistando novos mercados. Segundo o técnico, o apicultor empolgou tanto com a atividade que hoje ele confecciona as próprias caixas e até comercializa para outros apicultores da região, “a apicultura deixou de ser apenas um hobby e se tornou uma atividade profissional e rentável, trazendo não apenas ganhos financeiros, mas também orgulho para a família”, afirma. (Da Assessoria)
Deixe um comentário