Criada em 21/02/2019 às 14h36 | Meio Ambiente

Sistema Integração Lavoura Pecuária como alternativa para recuperação de áreas degradadas na formação de pastagens

O Dia técnico será promovido pelo Ruraltins nesta sexta, 22, na Fazenda Cria Bem, no município de Crixás. Os técnicos vão apresentar aos produtores a viabilidade técnica e econômica, além das vantagens desse modelo de produção para a recuperação de áreas degradas na formação de pastagens.

Imagem
Na Fazenda Cria Bem, o produtor aliou o cultivo de arroz com o plantio de capim desenvolvidos pela Embrapa. (Foto Divulgação Ruraltins)

Lúcia Brito
DE PALMAS (TO)

O Sistema Barreirão - Integração Lavoura Pecuária, como uma alternativa de produção para recuperação de áreas degradadas na formação de pastagem, será apresentado em um dia técnico nesta sexta-feira, 22, no município de Crixás, a 171 km de Palmas, na região sul do Estado. O evento ocorrerá das 8 às 12 horas, na Fazenda Cria Bem, de propriedade do produtor Alicio Alves dos Santos.

A ação é uma iniciativa do Governo do Estado, por meio do  Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), em parceria com a Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro), a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e a empresa Basf.

Na oportunidade, os extensionistas do Ruraltins, por meio do escritório local de Aliança, vão apresentar, aos produtores, técnicos, autoridades locais e visitantes, a viabilidade técnica e econômica, além das vantagens desse modelo de produção para a recuperação de áreas degradas na formação de pastagens. Na propriedade, em uma área de cinco hectares, está implantada uma Unidade Demonstrativa, onde o produtor aliou o cultivo de Arroz Terras Altas, da variedade BRS A 501 CL, com o plantio do capim BRS Zuri, ambos desenvolvidos pela Embrapa, e agora colhe os primeiros resultados.

“A unidade foi implantada, há mais de três meses, e queremos mostrar o manejo de condução da unidade em todas as etapas e seus respectivos custos de produção. Esse modelo vem sendo implementado, com muito sucesso, em vários municípios, por meio do Ruraltins e de parceiros, fazendo parte do Plano ABC [Agricultura de Baixa Emissão de Carbono]", disse o técnico, Paulo Henrique Santos, um dos responsáveis pela orientação na propriedade.

Há cinco anos atuando em parceria com a Embrapa, por meio da celebração de convênios, o Ruraltins já implantou 80 Unidades Demonstrativas, do Plano ABC. A integração entre a extensão rural, a pesquisa e o produtor rural alcançou 650 agricultores em todas as regiões do Tocantins, totalizando 80 municípios. (Do Ruraltins)

Tags:

Comentários


Deixe um comentário

Redes Sociais
2024 Norte Agropecuário