Criada em 01/07/2021 às 12h36 | Agronegócio

Produtores contam com auxílio de novo indicador no gerenciamento da atividade

O indicador, calculado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), reflete o poder de compra dos produtores rurais, uma vez que mensura a capacidade de compra de um insumo com a receita apurada na venda do produto.

Imagem
É possível consultar a relação de troca de algodão em pluma, arroz, feijão, milho, soja e trigo. (Foto: Divulgação)

Os produtores rurais já podem contar com um novo indicador no gerenciamento da atividade. A partir deste mês, está disponível para consulta um painel com dados com a relação de troca entre produtos e insumos. O dado pode ser acessado no Portal de Informações Agropecuárias. O indicador, calculado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), reflete o poder de compra dos produtores rurais, uma vez que mensura a capacidade de compra de um insumo com a receita apurada na venda do produto.

“A partir deste dashboard é possível aferir, em média, o quanto se deve vender de um produto agropecuário para se adquirir um insumo utilizado na atividade. Essa é uma das maneiras possíveis para se conseguir medir a sustentabilidade do produtor na atividade”, ressalta o gerente de custos de produção da Conab, Rodrigo Souza.

É possível consultar a relação de troca de algodão em pluma, arroz, feijão, milho, soja e trigo. Juntos esses produtos representam cerca de 98% da produção de grãos estimada pela Companhia no país na safra 2020/2021. Neste primeiro momento, o indicador contempla uma praça representativa de cada grão analisado. No entanto, novos produtos e praças podem ser adicionados. Com relação aos insumos, é possível encontrar o termo de troca entre produtos como fertilizantes, tratores e colheitadeiras.

Além do dashboard com a relação de troca, é possível encontrar informações sobre custos de produção, abastecimento, agricultura familiar, armazenagem e logística, mercado hortigranjeiro, preços mínimos, produção agrícola, análises de mercado, séries históricas, entre outras.

Clique aqui para acessar o indicador no Portal de Informações Agropecuárias.

(Da Conab)

Comentários


Deixe um comentário

Redes Sociais
2024 Norte Agropecuário