Criada em 10/05/2023 às 08h52 | Agronegócio

IFTO participará da 23ª edição da Agrotins com ampla programação

Mostra Tecnológica, Encontro das Agrárias, oficinas e degustação de alimentos são algumas das atividades que integrarão os estandes do IFTO. Feira tem como tema Compliance no Agro e ocorrerá no Parque Agrotecnológico Engenheiro Agrônomo Mauro Medanha, em Palmas.

Imagem
IFTO participará da 23ª edição da Agrotins com ampla programação. (Foto: Divulgação)

No período de 16 a 20 de maio, o Instituto Federal do Tocantins (IFTO) estará presente na 23ª edição Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins), que neste ano tem como tema Compliance no Agro e ocorrerá no Parque Agrotecnológico Engenheiro Agrônomo Mauro Medanha, em Palmas, na saída para Porto Nacional.

Nesta edição, o IFTO contará com dois estandes: um no Pavilhão de Ciência, Tecnologia e Inovação no Agro e outro no setor dos estantes institucionais, voltado para mostra de projetos e negócios. A instituição terá uma programação ampla durante a feira, que reunirá Mostra Tecnológica, oficinas e palestras voltadas à agricultura familiar, o II Encontro das Agrárias, além da degustação de alimentos produzidos no IFTO, exposição de mini cabras e área de negócios, que contará com os escritórios de projetos e de negócios e com o Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), apoiando na articulação e prospecção de oportunidades para o desenvolvimento de ideias e projetos inovadores , que atua como incubadora de projetos.

Confira a programação completa do estande do IFTO na Agrotins. 

Capacitação para agricultor familiar

Por meio do projeto "Da agricultura familiar para o IFTO: O PNAE como forma de aquisição", o IFTO promoverá um ciclo de palestras e oficinas voltado à agricultura familiar.

A ação tem o objetivo de capacitar agricultores familiares do Tocantins para que vendam seus produtos para instituições de ensino públicas por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Nesta ação, o foco serão os produtos de panificação, mas os conhecimentos difundidos auxiliarão agricultores familiares que ofertam diferentes produtos.

Estão disponíveis 300 vagas para as palestras e 40 para a oficina de panificação e precificação. O público poderá participar das atividades entre os dias 18 e 20 de maio. As inscrições são gratuitas e poderão ser realizados via endereço eletrônico Inscrição SI (ifto.edu.br) ou ainda pelas fichas de inscrição disponibilizadas nas cooperativas e outros órgãos e no próprio local do evento.

Encontro das Agrárias do IFTO

O evento contará com palestras e realização do Ideathon, uma maratona de ideias na qual os estudantes dos cursos de Ciências Agrárias do IFTO, organizados em equipes, participarão de um desafio em busca de uma solução para problemas do mundo real sobre a temática "Produtividade dos pequenos negócios vinculados à agropecuária". Serão premiadas 3 equipes em colocações de 3º a 1º lugar. Com parceria do Sebrae/TO, este será o maior Ideathon já realizado no estado do Tocantins, com a participação de mais de 250 estudantes.

Mostra científica e tecnológica

Os estandes do IFTO contarão com a Mostra Tecnológica, que visa apresentar pesquisas desenvolvidas nas diferentes unidades da instituição que oferecem produtos e serviços que visam contribuir para a melhoria da produção agrícola. Dez unidades do IFTO já confirmaram participação na mostra, que também tem como objetivo propor alternativas sustentáveis para o agro.

No total, serão apresentados 28 projetos, entre os quais, alguns já possuem o potencial de serem transferidos para a sociedade. Conheça alguns dos projetos que farão parte da Mostra Tecnológica.

Bioçu - visando oferecer uma alternativa para o uso do plástico, um dos principais poluentes da atualidade, o projeto Bioçu produz um substituto que seja mais sustentável. Elaborado a partir do amido de mandioca e dos resíduos do epicarpo do coco babaçu, o "bioplástico" tem a vantagem de ser biodegradável e seu uso contribui para a redução dos impactos ambientais provocados pelo descarte incorreto de plásticos.

Biofilme plástico biodegradável - o projeto EBP–HIL: Biofilme Protetor com Extratos apresentará na Agrotins o protótipo de um plástico filme desenvolvido com materiais biodegradáveis e extratos naturais que, além de ser biodegradável, possui a vantagem de ser fotoprotetor, antimicrobiano e antioxidante, aumentando a longevidade dos alimentos.

Irrigador de baixo custo - o projeto apresenta um sistema de irrigação que utiliza materiais que reduzem o custo da sua instalação. Pensado como alternativa para hortas cultivadas por agricultores familiares, o irrigador de baixo custo, além de gerar economia para esses produtores, contribui para o aumento da produção e qualidade das hortaliças cultivadas.

Larva de mosca na alimentação de frangos caipiras - visando reduzir os custos de produção na avicultura e manter a produtividade em alta, o projeto utiliza da larva de mosca como substituto parcial do farelo de soja na alimentação de frangos caipiras. A alternativa diminui o gasto com alimentação das aves, responsável por cerca 70% do custo total da avicultura.

Produção de rolinhos de frutas tropicais - o projeto consiste no processamento de frutas tropicais, nativas e exóticas na forma de rolinhos finos, chamados de fruit roll up. Nesse processo, faz-se um purê com as frutas escolhidas, espalhando-o finalmente sobre uma superfície e levando ao forno para desidratação. Os rolinhos permitem uma maior conservação das frutas, além de agregar valor ao produto.

Adubo em cápsula - a partir do armazenamento de nutrientes importantes para o desenvolvimento das plantas, como nitrogênio, fósforo, potássio, entre outros, em uma cápsula solúvel em água, este produto facilita o processo de adubagem e que garante a nutrição de plantas de pequeno porte, como hortaliças e plantas ornamentais.

Peças intertravadas recicladas - os famosos bloquetes utilizados na construção de calçadas são construídos a partir de resíduos sólidos da construção civil. As peças intertravadas de concreto (PICs) - termo técnico do produto - têm como matéria-prima resíduos de vidro, concreto e de cortes e polimentos de granito e mármore e são uma solução sustentável para reciclar aquilo que viraria entulho de construção. (Da Assessoria)

Comentários


Deixe um comentário

Redes Sociais
2024 Norte Agropecuário