Criada em 16/10/2021 às 18h06 | Apicultura

Iniciativa inédita no Estado, guia das abelhas do Tocantins é destaque do Norte Agropecuário no Rádio

"É um marco na nossa meliponicultura: trata-se do primeiro trabalho público, no Estado, de divulgação e defesa das abelhas", destaca Waldesse Piragé, coordenador do BeeTech, em entrevista ao programa de rádio na Hits FM 93,5, de Palmas, capital do Estado do Tocantins.

Imagem


Clique no ícone acima e confira a entrevista

O biólogo e professor Waldesse Piragé de Oliveira Júnior falou, em entrevista ao Norte Agropecuário no Rádio, sobre o Guia Ilustrado Abelhas Nativas do Tocantins. “O foco é a educação ambiental. Pretendemos, com o guia, divulgar as abelhas, principalmente as sem ferrão para apresentar as abelhas mais frequentes no Estado”, citou.

O guia foi lançado em setembro, pelo grupo de pesquisa BeeTech em parceria com a Associação Tocantinense dos Biólogos (Atobio). O material - que teve fomento do Conselho Regional de Biologia (CRBio-04) - foi idealizado para facilitar o reconhecimento das espécies mais comuns no Estado. A obra já está disponível e de forma gratuita: clique aqui para acessá-la.

O catálogo é uma iniciativa inédita no Tocantins. "É um marco na nossa meliponicultura: trata-se do primeiro trabalho público, no Estado, de divulgação e defesa das abelhas", destaca Waldesse Piragé, coordenador do BeeTech.

BAIXE AQUI O GUIA DAS ABELHAS NATIVAS DO TOCANTINS 

CLIQUE NESTE LINK, BAIXE O PODCAST E OUÇA A ENTREVISTA NA ÍNTEGRA 

CONFIRA MAIS PUBLICAÇÕES SOBRE O NOVO PROGRAMA DE RÁDIO 

Norte Agropecuário amplia atuação no rádio com programa diário na capital Palmas


Clique no ícone acima e confira a entrevista

Abelhas sem ferrão

As denominadas Abelhas sem Ferrão (AsF) constituem por volta de 600 espécies no mundo. Dessas, cerca da metade encontra-se em território brasileiro. As AsF são abelhas cujo ferrão é atrofiado, não podendo, portanto, utilizá-lo para se defenderem. No entanto, essas espécies possuem outros mecanismos de defesa: algumas mordiscam, enroscam-se em pelos e cabelos, liberam substâncias viscosas, entre outras estratégias.

O Guia traz 24 espécies encontradas no Tocantins, que podem ser avistadas facilmente nos biomas do Estado. Baixe o material, gratuito, e conheça mais sobre as abelhas nativas tocantinenses. (Com informações da UFT)

Tags:

Comentários


Deixe um comentário

Redes Sociais
2024 Norte Agropecuário