Clique no ícone acima e confira a entrevista
O biólogo e professor Waldesse Piragé de Oliveira Júnior falou, em entrevista ao Norte Agropecuário no Rádio, sobre o Guia Ilustrado Abelhas Nativas do Tocantins. “O foco é a educação ambiental. Pretendemos, com o guia, divulgar as abelhas, principalmente as sem ferrão para apresentar as abelhas mais frequentes no Estado”, citou.
O guia foi lançado em setembro, pelo grupo de pesquisa BeeTech em parceria com a Associação Tocantinense dos Biólogos (Atobio). O material - que teve fomento do Conselho Regional de Biologia (CRBio-04) - foi idealizado para facilitar o reconhecimento das espécies mais comuns no Estado. A obra já está disponível e de forma gratuita: clique aqui para acessá-la.
O catálogo é uma iniciativa inédita no Tocantins. "É um marco na nossa meliponicultura: trata-se do primeiro trabalho público, no Estado, de divulgação e defesa das abelhas", destaca Waldesse Piragé, coordenador do BeeTech.
BAIXE AQUI O GUIA DAS ABELHAS NATIVAS DO TOCANTINS
CLIQUE NESTE LINK, BAIXE O PODCAST E OUÇA A ENTREVISTA NA ÍNTEGRA
CONFIRA MAIS PUBLICAÇÕES SOBRE O NOVO PROGRAMA DE RÁDIO
Norte Agropecuário amplia atuação no rádio com programa diário na capital Palmas
Clique no ícone acima e confira a entrevista
Abelhas sem ferrão
As denominadas Abelhas sem Ferrão (AsF) constituem por volta de 600 espécies no mundo. Dessas, cerca da metade encontra-se em território brasileiro. As AsF são abelhas cujo ferrão é atrofiado, não podendo, portanto, utilizá-lo para se defenderem. No entanto, essas espécies possuem outros mecanismos de defesa: algumas mordiscam, enroscam-se em pelos e cabelos, liberam substâncias viscosas, entre outras estratégias.
O Guia traz 24 espécies encontradas no Tocantins, que podem ser avistadas facilmente nos biomas do Estado. Baixe o material, gratuito, e conheça mais sobre as abelhas nativas tocantinenses. (Com informações da UFT)
Deixe um comentário