A pesquisadora Ana Lúcia Horta fala sobre as principais análises que devem ser feitas para avaliar a maturidade e a pureza do mel de abelhas. O tema foi destaque do Norte Agropecuário no Rádio deste domingo, dia 18, na Jovem FM de Palmas.
Em entrevista ao Norte Agropecuário no Rádio, coordenador do BeeTech, Waldesse Piragé de Oliveira Junior falou das vantagens. O especialista falou da possibilidade de se alugar colônia de abelhas para que elas façam a polinização.
As abelhas são o grupo de polinizadores mais abundante na agricultura, pois visitam mais de 90% dos 107 principais cultivos agrícolas já estudados no mundo. A produção de mel no Brasil foi de 42,35 mil toneladas em 2018, com valor de produção de R$ 502,84 milhões.
Estudos prévios sobre dietas artificiais com o objetivo de substituir o pólen mostraram que dietas à base de extrato de soja possuem bom potencial. Porém, a composição química dessas dietas, bem como os seus efeitos na saúde das abelhas a longo prazo ainda não tinha sido investigado.