Criada em 29/07/2017 às 07h15 | Agricultura

Seagro e parceiros vêm promovendo incentivos para desenvolvimento da agricultura tocantinense, diz gestor

O setor agrícola inseriu novas tecnologias no sistema de produção para alcançar patamares de qualidade e produtividade, com técnicas modernas e sustentáveis, informa o governo do Estado. “Intenção é evoluir mais ainda”, diz sub da Seagro.

Imagem

Em comemoração ao Dia do Agricultor, celebrado nessa sexta-feira, 28, o governo do Estado distribuiu material de divulgação à imprensa em que celebra as conquistas para os homens e mulheres do campo tocantinenses.

Coube ao subsecretário Estado do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro), Ronison Parente Santos, ser o porta-voz do governo no setor. “Esta é uma data muito especial em reconhecimento ao trabalho do agricultor. Desde a criação do Estado, já tivemos muitos avanços na agricultura, mas a intenção é evoluir mais ainda, e equipe da Seagro e parceiros vêm promovendo os incentivos para o desenvolvimento da agricultura tocantinense”, disse o gestor, recém-empossado na pasta, que tem Clemente Barros como titular.

Nesta divulgação, o governo estadual ouviu ainda produtores e citou incentivos e iniciativas voltadas aos produtores. 

Confira o material divulgado pela Seagro na íntegra:

“Governo comemora Dia do Agricultor com destaque para os avanços da produção no campo

Elmiro de Deus/Governo do Tocantins

Nesta sexta-feira, 28 de julho, é comemorado o dia do Agricultor e o Governo do Tocantins comemora os avanços na produção, impulsionados pela tecnologia agrícola no campo. Nos últimos anos, a produção agrícola avançou, buscando a melhoria da qualidade de vida, a geração de emprego e renda no campo.

A data, que homenageia os profissionais que trabalham com o cultivo de produtos da terra, é destacada pelo Governo do Estado por sua grande relevância na economia tocantinense, brasileira e até mesmo mundial. Essa atividade proporciona a maior parte da produção de alimentos, sobretudo aqueles que estão na mesa de todos os trabalhadores, tais como arroz e feijão.

O subsecretário da Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro), Ronison Parente Santos, presta homenagem a todos os agricultores tocantinenses. “Esta é uma data muito especial em reconhecimento ao trabalho do agricultor. Desde a criação do Estado, já tivemos muitos avanços na agricultura, mas a intenção é evoluir mais ainda, e equipe da Seagro e parceiros vêm promovendo os incentivos para o desenvolvimento da agricultura tocantinense”, argumentou.

Incentivos

O setor agrícola, nos últimos anos, inseriu novas tecnologias no sistema de produção para alcançar patamares de qualidade e produtividade, com técnicas modernas e sustentáveis, a exemplo, alguns projetos desenvolvidos pela Seagro e seus parceiros, tais como o projeto Reniva, parceria entre a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e a Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro), para fomentar a cadeia produtiva da mandioca em 30 Unidades Demonstrativas de Mandioca (UDs) instaladas em diferentes municípios do Estado.

Outras iniciativas

Também entre as iniciativas está o programa Terra Forte, que auxilia os produtores nos plantios de suas culturas com o empréstimo de tratores às prefeituras e às associações de agricultores.

Fruticultura

A fruticultura também ganhou espaço na produção, principalmente banana, abacaxi e melancia, que recebem incentivos nos projetos de transferência de tecnologia aos agricultores em diversos municípios tocantinenses.

Consórcio

O plantio consorciado da mandioca é mais uma atividade produtiva. O projeto consorcia a mandioca entre culturas alternativas como milho, amendoim, arroz e feijão, implantado no Centro Agroecológico de Palmas.

As culturas são de materiais mais resistentes às pragas e às doenças, sendo mais apropriadas ao clima e solo tocantinense.

Produtores

A produção significativa é constatada por alguns produtores, a exemplo do senhor Genivaldo Sousa Santos, agricultor no município de Palmas. Numa área de seis hectares, produz uma variedade de culturas como: hortaliças, banana, abacaxi e mandioca. Ele explica que o acesso à assistência técnica possibilitou o aumento na produção. “Atualmente, temos os técnicos do Ruraltins que nos dão assistência, e isso no ajuda muito no cultivo, pois garante uma colheita mais produtiva e de qualidade”, disse. Ele fornece os produtos para os programas de aquisição de alimentos e comercializa nas feiras livres de Palmas.

O senhor Eufacunio Lima, presidente da Associação de Produtores no município de Palmeirante, também mostra evolução da produção. Para ele, a assistência técnica adequada é a principal ferramenta para alcançar bons resultados no cultivo. “A agricultura é uma atividade que evoluiu muito, inovando com aplicação de práticas adequadas, e consequentemente o aumento da produção”, disse. A principal atividade na associação é a criação de galinha caipira, seguida da produção de abóbora, verduras e mandioca. “Ano passado, produzi 2,5 toneladas de abóbora, uma parte vendi e outra ficou para alimentação dos suínos”, explicou.”

Tags:

Comentários


Deixe um comentário

Redes Sociais
2024 Norte Agropecuário