Criada em 01/12/2022 às 09h02 | Pesquisa

Projeto de melhoria genética de bovinos já beneficiou 350 propriedades no Tocantins

O Programa Mais Genética Tocantins já beneficiou 350 propriedades do Estado e é realizado em parceria com o Sebrae e o sistema Faet/Senar. O pecuarista que tiver interesse pode encontrar informações do programa no site da secretaria: seagro.to.gov.br ou no telefone 63- 3218-2161.

Imagem
Projeto de inseminação e melhoria genética de bovinos já beneficiou 350 propriedades no Estado. (Foto: Divulgação)

Daniel Machado
De Brasília (DF)

Realizado pela Seagro (Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Aquicultura) e o Banco Mundial, o Programa Mais Genética Tocantins já beneficiou 350 propriedades do Estado. A informação é da gerente de Pecuária da Seagro (Secretaria de Agricultura, Pecuária e Aquicultura do Estado), Mara Luce Borges Leal.

O programa é realizado em parceria com o Sebrae e o sistema Faet/Senar (Federação da Agricultura e Pecuária do Tocantins/Serviço Nacional de Aprendizagem Rural). Conforme Mara Luce, o principal objetivo do programa é o fortalecimento da cadeia produtiva da carne. Cada pecuarista beneficiado pode receber até 200 doses para realização de inseminação artificial de tempo fixo (IATF) em suas matrizes. O projeto entrega hormônio e sêmen de touro de altíssima qualidade, incorporando genética melhorada para um rebanho de melhor desempenho e precocidade.

“Em 2022, as inseminações já foram realizadas em mais de 350 propriedades, com cerca de 48 mil doses entregues”, ressalta a gerente. O pecuarista que tiver interesse pode encontrar informações do programa no site da secretaria: seagro.to.gov.br ou no telefone 63- 3218-2161.

Programa Mais Genética

Para ser contemplado, é necessário ser pecuarista de gado de corte; escolher entre contratar a mão de obra particular ou receber o benefício do Sebrae/Senar, que está disponibilizando a mão de obra gratuitamente.

Se o produtor optar pela mão de obra do Sebrae/Senar, é necessário entrar em contato com estas instituições e ressaltar que quer ter acesso ao programa Mais Genética do Governo do Tocantins. Se o produtor optar por contratar mão de obra particular, é necessário realizar o cadastramento da propriedade pelo site da Seagro www.to.gov.br/seagro; apresentar atestado assinado pelo médico veterinário de fêmeas aptas para receber a IATF – modelo disponível no site da Secretaria da Agricultura; apresentar ficha da Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins (Adapec); realizar a escolha de reprodutores – catálogo de touros disponível no site da Secretaria da Agricultura – www.to.gov.br/seagro; agendar data e horário na Gerência de Pecuária da Seagro para retirada dos materiais. 

Clique aqui e ouça a reportagem completa

Comentários


Deixe um comentário

Redes Sociais
2024 Norte Agropecuário