VÂNIA MACHADO
DE PALMAS
O tema operação Carne Fraca esteve presente na maioria dos discursos das autoridades durante o lançamento da Agrotins 2017, ocorrido na manhã desta segunda-feira, 27, no Palácio Araguaia.
O superintendente federal substituto da Agricultura no Tocantins, Eustáquio Ferreira, afirmou que os frigoríficos do Estado estão em “pleno processo de exportação”. “Mas é importante dizer que os frigoríficos do Tocantins estão em pleno processo de exportação, não pararam sua produção, e os que não exportam estão produzindo normalmente”, ressaltou.
Ele representou o titular do cargo no evento, Rodrigo Guerra, que participa nesta tarde de reunião com os demais superintendentes do Brasil e o ministro da Agricultura, Blairo Maggi.
CARNE DE QUALIDADE
Já o governador Marcelo Miranda afirmou que a carne tocantinense é de alta qualidade. “A nossa carne é a melhor do Brasil e do Mundo. Nossos frigoríficos continuam funcionando porque sabem que têm como parceiros o Governo do Estado e as prefeituras que asseguram a qualidade de seus processos. E todos nós vamos continuar defendendo a nossa carne, porque sabemos que tem qualidade comprovada inclusive pelos mercados internacionais”, reiterou.
TOCANTINS NÃO FOI CITADO
Deflagrada na sexta-feira (17), a ação da Polícia Federal apura existência de máfia de empresários que subornava fiscais do ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento e políticos para obter licenças de venda de proteína animal sem a fiscalização devida dos produtos frigoríficos.
No Tocantins, um dos reflexos da operação foi a decisão da JBS em suspender, por três dias, produção do frigorífico da empresa em Araguaína. A decisão causou prejuízo de R$ 6 milhões na unidade.
“A nossa obrigação agora é conscientizar a nossa população de que o nosso Estado em nenhum momento foi citado nessa operação. Todos os nossos frigoríficos estão liberados para exportação, mas o cuidado com a produção continua. Temos uma parceria entre o sindicato dos frigoríficos e o Ministério da Agricultura, na qual nós cedemos nesse mais de 30 veterinários que estão à disposição da sanidade da carne no Tocantins”, disse o secretário de Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro), Clemente Barros.
Em seu discurso, o secretário Clemente Barros, adiantou que neste ano serão entregues dez matadouros municipais, devidamente sifados (SIF – Selo de Inspeção Federal). “O agronegócio no Tocantins continua crescendo porque o produtor investe em tecnologia e com a nossa parceria está saindo da crise”, concluiu. (Especial para o Norte Agropecuário)
Deixe um comentário