Criada em 11/05/2018 às 15h42 | Agronegócio

Materiais que antes seriam descartados na natureza são utilizados para confeccionar curral e até tanque-rede

Curral ecológico e peças confeccionadas com pneus como tanque para piscicultura, vasos decorativos, mesa, bancos e cerca, têm chamado a atenção dos visitantes da Agrotins que neste ano aborda o tema “O Futuro da Agroindústria Sustentável”.

Imagem
O curral ecológico continua chamando atenção por sua simplicidade, excelente custo benefício e importante reaproveitamento dos pneus. (Foto Governo do Tocantins)

Ana Regina Germano
DE PALMAS (TO)

Durante 18ª edição da Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins-2018), cujo tema é “O Futuro da Agroindústria Sustentável”, no estande da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) o curral ecológico continua chamando atenção por sua simplicidade, excelente custo benefício e importante reaproveitamento dos pneus; material de descarte difícil para a natureza.

Além do curral, esse ano a Semarh está expondo no mesmo espaço outras peças de interesse ecológico ao público. Quem que passa por lá pode conferir o tanque para piscicultura, vasos decorativos, mesa, bancos e a cerca, todos confeccionados com os pneus.

Segundo a engenheira ambiental da Semarh, Cíntia Azevedo, os projetos foram executados pensando a partir do Programa de Educação Ambiental na Agricultura Familiar (PEAAF). “Em relação ao curral desenvolvemos uma ideia possível, barata e fácil de ser aplicada nas pequenas propriedades e que possibilita maior conforto ao gato de leite.”

No protótipo exposto pela Semarh foram utilizados 30 pneus de aro 20 conseguidos, por meio do Eco Ponto de Palmas e madeiras apreendidas que foram doadas pelo Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins). Os materiais possibilitaram a execução do curral que mede 6m x 4m. O investimento foi de R$ 23,00 referente a pregos, parafusos e arruelas, segundo informou a engenheira Cíntia.

O pecuarista Porfílio Junior, da cidade de Santana do Araguaia (PA), esteve analisando o projeto. “Achei interessante pelo aproveitamento do que temos de mais difícil de descartar hoje que é o pneu, além de prático e fácil de ser feito.”

O secretário da Semarh, Leonardo Cintra, destacou que a participação da pasta é para demonstrar a viabilidade sustentável para o homem do campo. “Os nossos projetos são de baixo custo, porém atendem de forma eficiente a reutilização de resíduos que seriam despejados no meio ambiente”, afirmou

Outra atração é a Expo Solar Tocantins, uma feira de tecnologia solar que surgiu, via iniciativa do órgão ambiental estadual. A necessidade expor os serviços oferecidos pelas empresas de energia solar, no Tocantins, vem de encontro a aprovação da Política do Pró-Solar, que busca dentro de suas diretrizes fomentar e incentivar a divulgação desse serviço em todo Estado.

Este é o primeiro ano da feira que contou com a parceria Semarh, Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Turismo e Cultura(Seden) e oito empresas do setor.

A Agrotins 2018 segue até o dia 12, das 9 às 17 horas no Centro Agrotecnológico de Palmas, localizado na Rodovia TO – 050, km 23 – Estrada Vicinal – km.08 – Zona Rural. (Da Semarh)

 

Tags:

Comentários


Deixe um comentário

Redes Sociais
2024 Norte Agropecuário