O Informativo de Comércio Exterior da Piscicultura aponta que a exportação de produtos da piscicultura brasileira apresentou alta de 49% no faturamento de janeiro a setembro de 2022 na comparação com o mesmo período de 2021.
No 3º trimestre, o faturamento apresentou uma queda de 17%. A queda, segundo o informativo, pode ser explicada pela menor oferta de filés de tilápia no mercado interno, reduzindo a disponibilidade para venda externa. Os filés congelados permanecem como a categoria mais exportada, apesar de uma queda de 9% em relação ao ano anterior.
Com um volume de importação de US$ 3,8 milhões, os Estados Unidos se mantiveram como principal destino das exportações do pescado brasileiro no 3° trimestre do ano, com uma participação de 83% do total exportado. Taiwan e o Japão ocuparam, respectivamente, o segundo e o terceiro destinos.
O Paraná manteve a posição de maior estado exportador de tilápia, responsável por 61% do total exportado. Uma novidade foi a Bahia, que superou o Mato Grosso do Sul, e passou a ocupar o segundo lugar, com 14% das exportações de tilápia.
O informativo é elaborado pela Embrapa Pesca e Aquicultura em parceria com a Associação Brasileira de Piscicultura (Peixe BR). (Do Mapa)
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