Criada em 28/07/2021 às 11h28 | Agronegócio

Empresas apresentam para Seagro projeto de implantação de Polo de Fertilizantes em Palmeirante

A proposta é fortalecer a cadeia logística do Tocantins e estimular a implantação de um polo de misturadoras de fertilizantes no Estado.

Imagem
Segundo estimativa, o terminal terá capacidade logística de 1,5 milhão de toneladas por ano. (Foto: Matheus Araujo/Governo do Tocantins)

RAQUEL OLIVEIRA
De Palmas (TO)

Um grupo de empresários do setor logístico e de fertilizantes se reuniu na tarde desta terça-feira, 22, com o secretário estadual da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro), Jaime Café, o secretário executivo Adenieux Santana,  e o diretor de Agricultura, Agronegócio e Pecuária, José Américo Vasconcelos, para apresentar um projeto de implantação de um polo de Fertilizantes no município de Palmeirante, no Norte do Tocantins. Ao todo o projeto prevê um investimento de R$ 200 milhões, com prazo para conclusão da obra de 14 meses, e o polo contempla a construção de acesso ferroviário e terminal para recebimento de matéria-prima para a mistura de fertilizantes da Companhia Operadora Portuária do Itaqui (COPI).

A proposta do grupo de empresas parceiras neste projeto é fortalecer a cadeia logística do Tocantins e estimular a implantação de um polo de misturadoras de fertilizantes no Estado, movimentando a economia e gerando desenvolvimento para o Tocantins, segundo representantes da COPI e da VLI.

“A implantação do terminal e polo de fertilizantes movimentará toda cadeia produtiva tocantinense”, destacou o secretário Jaime Café após receber o grupo de empresários. Ele reforçou que novas empresas serão atraídas e novas vagas de empregos vão ser geradas. Outro ponto apontado pelo secretário é que “é a diminuição dos preços com o aumento da produção de grãos, melhoria de tecnologia para a agricultura e a oportunidade de melhorar o nível de produtividade”.

Segundo estimativa, o terminal terá capacidade logística de 1,5 milhão de toneladas por ano e terá ligação ferroviária direta com o Porto de Itaqui, através da Ferrovia Norte-Sul, operada pela VLI Logística. O projeto prevê ainda a implantação de um condomínio de misturadoras de fertilizantes em Palmeirante, que atenderá aos estados do Tocantins, Maranhão, Bahia, Piauí, Pará e Mato Grosso. Empresas misturadoras de fertilizantes têm interesse em se instalar na área da VLI, que no local já opera o Terminal Integrador de Palmeirante, com capacidade estática para armazenagem 90 mil toneladas de grãos. (Com informações Fieto)

Comentários


Deixe um comentário

Redes Sociais
2024 Norte Agropecuário