Criada em 12/04/2023 às 08h42 | Agronegócio

Presidente da Embrapa destaca a contribuição da ciência para o setor de alimentos e bebidas

A Embrapa marcou presença na abertura da 4ª edição da Anufood Brasil. O presidente Celso Moretti destacou a importância da ciência brasileira para a produção de alimentos com sustentabilidade.

Imagem
Embrapa é representada por Celso Moretti na abertura da feira. (Foto: Divulgação)

Em cerimônia que contou com a presença de lideranças do setor de alimentos e bebidas e autoridades estaduais, além da Apex Brasil, a Embrapa marcou presença, nesta terça-feira (11), da abertura da 4ª edição da Anufood Brasil, evento que acontece no Distrito Anhembi, na capital paulista, de 11 a 13 de abril. O presidente Celso Moretti destacou a importância da ciência brasileira para a produção de alimentos com sustentabilidade.

Junto com o gestor da estatal, participaram da mesa de abertura o secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, Jorge Lima; o secretário da Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento do Estado do Rio de Janeiro, Flávio Campos; a diretora de Negócios da Apex Brasil, Ana Repezza; a coordenadora do Programa Mesa Brasil- SESC, Ana Vilhena; o presidente da Sociedade Rural Brasileira, Sergio Bortolozzo; o presidente da Associação Brasileira de Alimentos (Abia), João Dornellas; e o presidente da Associação Brasileira das Indústrias de Refringentes e de Bebidas não Alcoólicas (Abir), Victor Bicca Neto.

Visando conectar compradores e fornecedores do setor de alimentos, bebidas e hotelaria, a Anufood é a versão sul-americana da renomada Anuga, considerada o maior evento global do setor alimentar.

Em seu discurso, o presidente ressaltou a relevância da Anufood para o setor de alimentos e bebidas e falou sobre como a empresa vem contribuindo para o desenvolvimento e inovação na área. “As pesquisas da Embrapa têm uma natural afinidade com a Anufood, uma vez que nossa carteira de projetos com foco em alimentos é bastante expressiva”, disse.

Ele lembrou que a estatal trabalha há 50 anos desenvolvendo soluções para o mundo tropical, entre elas diversos programas de melhoramento genético. Um deles, mencionado pelo gestor, é o do guaraná amazônico, que possibilitou o aumento, em mais de dez vezes, da produtividade da cultura no bioma. Nos últimos anos, a Embrapa lançou 18 cultivares do fruto.

“A Embrapa participa da Anufood desde o seu início e, para essa edição, está representada por onze Unidades de pesquisa, de várias partes do país. Uma instituição que chega aos seus 50 anos com um portfólio de pesquisa e inovação maduros e plenamente preparada para as décadas que virão, na sua nobre missão de ajudar a alimentar mais de 800 milhões de pessoas no mundo”, complementou.

O presidente falou sobre os lançamentos da Empresa na feira: o primeiro açúcar demerara produzido pela Usina Granelli, parceira no projeto, com tecnologia blockchain pelo Sistema Brasileiro de Agrorrastreabilidade (Sibraar), desenvolvido por equipe da Embrapa Agricultura Digital. A partir da adoção da tecnologia é possível obter informações sobre o processo produtivo. Esse sistema possui potencial de ser estendido para outros produtos e cadeias.

Saiba mais em: Anufood 2023 terá lançamento do primeiro açúcar demerara rastreado com tecnologia blockchain

Outro lançamento é a Tirinha Amazonika, um alimento à base de plantas similar a um empanado sabor frango, os chamados plant-based, feito com fibras de caju tratada e com características sensoriais de textura, sabor e aparência semelhante a produtos de origem animal - desenvolvidos em parceria pela Embrapa e a empresa Amazonika Mundi

Saiba mais em: Lançamento de produto à base de plantas acontece no estande da Embrapa na Anufood 

Para Moretti, a presença da Embrapa na Anufood Brasil reforça seu compromisso em promover a inovação e o desenvolvimento sustentável do setor de alimentos e bebidas no Brasil, contribuindo para o fortalecimento do agronegócio brasileiro e sua inserção no mercado internacional.

O presidente do Conselho Superior do Agronegócio (Cosag - FIESP), Jacyr Costa Filho, disse que a Anufood representa muito bem o expressivo setor de alimentos que, aliado ao agronegócio, reflete a força da economia nacional. Ele enfatizou que o faturamento anual do setor de alimentos já ultrapassa R$ 1 trilhão, com aumento das vendas nos mercados interno e externo.

Saiba mais sobre a participação da Embrapa na Anufood 2023 acessando: Pesquisa apresenta novidades para o setor de alimentos (Da Embrapa)

Comentários


Deixe um comentário

Redes Sociais
2024 Norte Agropecuário