Criada em 04/05/2018 às 15h19 | Agronegócio

Embrapa prepara novidades para Agrotins 2018; de produtos a tecnologias nas áreas de agricultura, pecuária e piscicultura

Além do lançamento da nova cultivar de arroz irrigado, quem visitar a Unidade de Aprendizagem Tecnológica da Embrapa ainda poderá conferir várias tecnologias de diferentes áreas como o sisteminha, estudos referente à criação de tambaqui em tanque-rede, entre outros.

Imagem
Resultados de várias pesquisas e novas tecnologias estarão à disposição dos visitantes da Agrotins 2018. (Foto Jefferson Cristiano Christofoletti)

Clenio Araújo
DE PALMAS (TO)

Como em todas as edições da Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins, a Embrapa estará presente neste ano na Agrotins 2018. O principal espaço é a Unidade de Aprendizagem Tecnológica (UAT), em que estão demonstradas várias tecnologias em diferentes áreas. A empresa vai ainda lançar para o estado do Tocantins nova cultivar de arroz irrigado, a BRS A702 CL, e participar de uma discussão sobre produção de espécies nativas de peixe no reservatório do Lajeado.

Os pesquisadores Flávia Tavares e Manoel Pedroza, da Embrapa Pesca e Aquicultura (Palmas-TO), vão apresentar índices zootécnicos e econômicos da produção de tambaqui em tanques-rede. Essa é uma espécie com grande potencial para produção no reservatório do Lajeado. No entanto, ainda é preciso ajustar alguns aspectos no sistema produtivo do tambaqui, inclusive para cultivo em tanques-rede.

Além desse aspecto mais técnico-científico, as discussões girarão em torno de experiências tanto da assistência técnica e extensão rural, como de produtores. Entre esses produtores, devem participar cessionários de três áreas aquícolas do reservatório: Sucupira, Brejinho II e Miracema Lajeado. O evento está marcado para o dia 10 de maio, quinta-feira, às 14h no Portal da Aquicultura e da Pesca.

Também na quinta, mas às 10h, a Embrapa e duas parceiras, Uniggel Sementes e Basf, lançam nova variedade de arroz irrigado para o Tocantins. A BRS A702 CL tem boa produtividade, com uma média de 7.650 kg/ha, e é uma nova opção para os produtores rurais tocantinenses. O estado hoje é destaque nacional na produção de arroz, sendo o terceiro maior produtor nacional, atrás apenas do líder Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, de acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento.

A BRS A702 CL é fruto do programa de melhoramento genético da Embrapa Arroz e Feijão (Santo Antônio de Goiás-GO), que periodicamente lança novas opções para os produtores brasileiros. No Tocantins, os trabalhos dessa Unidade da empresa são coordenados pelo pesquisador Daniel Fragoso, que também é ligado a um núcleo de pesquisa da Embrapa Pesca e Aquicultura voltado para sistemas agrícolas. O lançamento da variedade será na área de culturas de várzeas, próxima ao Portal da Aquicultura e da Pesca.

UAT – Também no campo, a Embrapa vai mostrar resultados de suas pesquisas. Haverá dois caminhos, um da agricultura e outro da pecuária, além do espaço da piscicultura. Os caminhos serão percorridos por grupos, que serão formados na medida em que os visitantes forem chegando à área da Embrapa (que fica quase em frente ao Complexo de Ciências Agrárias da Universidade Estadual do Tocantins).

No caminho da agricultura, os temas trabalhados serão cultivares de arroz e de feijão, produção de algodão, adubação do milho safrinha consorciado e sisteminha Embrapa. Já no caminho da pecuária, novas cultivares de capim, Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) e manejo de pastagens serão os temas. Esses dois caminhos estão programados para ocorrer nos dias 9, 10 e 11 – de quarta a sexta – entre 7h30 e 12h.

Já o caminho da piscicultura vai possibilitar o acesso a informações em diferentes formatos sobre pirarucu, tambaqui, tilápia, despesca, equipamentos, ração (item com maior porcentagem nos custos financeiros na piscicultura), viveiros escavados e tanques-rede (atualmente, os dois são os sistemas de produção de peixes mais usados no país).

A área da Embrapa tem plantadas cultivares de amendoim, algodão, gergelim, forrageiras, arroz, sorgo forrageiro, sorgo granífero, milho e soja. Quem estiver na feira poderá ainda conhecer o espaço digital e o espaço sobre ILPF, ambos no estande institucional da Embrapa, também na área da empresa dentro da Agrotins. A feira vai de 8 a 12 de maio e o acesso é pelo km 23 da Rodovia TO 050, na saída de Palmas para Porto Nacional. (Da Embrapa Pesca e Aquicultura)

Comentários


Deixe um comentário

Redes Sociais
2024 Norte Agropecuário