Criada em 11/09/2019 às 10h45 | Meio Ambiente

Desmatamento do bioma Cerrado no Matopiba cai de 3.476 km2 em 2018 para 1.452 km2 entre maio e agosto deste ano

Estudo aponta que existe um fenômeno atualmente: derrubada da vegetação para não se colocar nada no lugar. Isso foi constatado em cidades como Dianópolis, município localizado no sudeste tocantinense. A especulação imobiliária é uma das hipóteses.

Imagem
Especular em cima de uma área aberta explicaria os altos custos para se desmatar e abandonar em sequência grandes territórios (foto: Lapig/O Globo/Divulgação)

Os alertas do Detecção de Desmatamento em Tempo Real (Deter) formulados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) mostram uma queda expressiva do desmatamento do Cerrado em todo o Matopiba: de 3.476 km² entre maio e agosto de 2018 para 1.452 km² entre maio e agosto deste ano.

As informações estão em ampla reportagem divulgada pelo O Globo na manhã desta quarta-feira, dia 11, intitulada “Desmatamento cai no Cerrado, mas áreas devastadas e sem uso se expandem” e assinada pelo jornalista Vinicius Sassine. “Um fenômeno, no entanto, vem chamando a atenção de pesquisadores que acompanham os mapas de satélite das áreas de fronteira agrícola: a derrubada da vegetação para não colocar absolutamente nada no lugar”, destaca O Globo.

Conforme o jornal, o fato ocorre “principalmente na região chamada Matopiba , uma área de Cerrado mais preservada no Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia e que vem se transformando em uma nova fronteira agrícola para a expansão do cultivo de soja”.

CLIQUE AQUI E LEIA A REPORTAGEM DE O GLOBO NA ÍNTEGRA 

O veículo de comunicação informa que a prática de desmatar "para nada" foi detectada por uma pesquisa em curso no Laboratório de Processamento de Imagens e Geoprocessamento (Lapig) da Universidade Federal de Goiás (UFG).

“O Lapig é responsável por fazer o trabalho de validação dos dados de desmatamento do Cerrado produzidos pelo. Hoje, 11 de setembro, é o Dia Nacional do Cerrado. Ao contrário da Amazônia, cujos alertas de Detecção de Desmatamento em Tempo Real (Deter) mostram que a devastação quase dobrou no primeiro ano do governo de Jair Bolsonaro, o Cerrado vem passando por um processo de redução dos desmatamentos”, diz o jornal.

AMAZÔNIA E CERRADO

Na Amazônia, conforme o Deter, foram desmatados 6.404,4 km² entre janeiro e agosto deste ano, ante 3.336,7 km² no mesmo período do ano passado, um aumento de 91,9%.
No Cerrado, a destruição somou 3.931 km² até agosto deste ano, enquanto no mesmo período no ano passado foram 4.391 km² — uma diminuição de 10,4%.

O FENÔMENO

Muitas das áreas abertas permanecem sem qualquer uso. É o que ocorreu em Sebastião Leal (PI), conforme constataram os pesquisadores do Lapig. Na região, eles acompanharam uma área desmatada de 127 km².

Imagens de satélite de 2015, 2016 e 2018 mostram que a área permaneceu sem uso consolidado durante todos esses anos.

Um drone sobrevoou a área e fez a mesma constatação, inclusive com regeneração de parte da da vegetação.

O fenômeno é comum no Piauí e é replicado em outros lugares de Matopiba.

Uma área de 13 km² em Loreto (MA) foi desmatada e queimada, mas para nada.

Em Dianópolis (TO), um sobrevoo em março deste ano constatou a mesma realidade.

Os pesquisadores também encontraram pequenos desmatamentos em Senador Alexandre Costa (MA) e São João do Soter (MA) sem finalidade alguma.

Pesquisador no Lapig e responsável pelo estudo, objeto de um doutorado em Ciências Ambientais em curso, Sérgio Nogueira aponta a especulação fundiária como uma hipótese para os desmatamentos que são substituídos pelo nada.

Especular em cima de uma área aberta explicaria os altos custos para se desmatar e abandonar em sequência grandes territórios.

“Outra hipótese é o alto risco climático da região, bem suscetível a quebras de safras. Além disso, há muitas áreas de pastagem com boa aptidão para a agricultura, e há uma discussão sobre como aumentar a produtividade dessas áreas, seja para a agricultura ou a pecuária”, diz Nogueira.

AGRONEGÓCIO CONTRA O DESMATE

Nogueira aponta que o agronegócio já foi considerado um dos principais responsáveis pelo desmatamento, mas que a pressão de grandes empresas, que buscam diferentes certificações ambientais para seus produtos, levou a uma mudança de postura.

“A ideia de que o desmatamento não é vantajoso ao setor agropecuário já começa a se consolidar nas discussões que envolvem ONGs, produtores, traders, governo e varejistas”, afirma o pesquisador no Lapig da UFG. —Discute-se muito como fazer a agricultura avançar sobre áreas de pastagem, por exemplo.

Os dados consolidados do Prodes, que traz o desmatamento oficial em um ano, apontam uma estabilização da devastação do Cerrado nos últimos três anos e uma redução expressiva a partir de 2006.

Uma outra explicação para essa redução é o já elevadíssimo índice de perda de cobertura vegetal do Cerrado. Mais da metade do bioma já foi devastada, o que diminui, por razões lógicas, a quantidade de áreas com possibilidade de serem desmatadas.

Na Amazônia, a perda é de 15%, levando-se conta a vegetação derrubada em nove países sul-americanos.

“No Cerrado, os acessos são mais fáceis e as estações de chuva, mais amenas. Os desmates são bem mais pulverizados do que na Amazônia. Mas, mesmo com estoques menores de vegetação, a velocidade de perda no Cerrado é similar à da Amazônia”, afirma Cláudio Almeida, coordenador do programa de monitoramento da Amazônia e demais biomas do Inpe.

Apesar da queda do desmatamento em todo o Matopiba, os alertas do Deter mostram aumentos expressivos da devastação neste ano em Formosa do Rio Preto (BA) e Luís Eduardo Magalhães (BA), cidades que se constituem como os principais polos da fronteira agrícola em curso.

Entre maio e agosto deste ano, os alertas mostram um desmate de 100 km² em Formosa do Rio Preto, quase o dobro do registrado no mesmo período do ano passado.

Em Luís Eduardo Magalhães, foram 31,9 km², quase o triplo do que ocorreu nos mesmos meses de 2018. (Com informações de O Globo)

VEJA TAMBÉM 

Em manifesto, Aprosoja Brasil e de 16 Estados refutam tese de ONGs e garantem produção sem prejudicar cerrado no Matopiba

“Quarenta por cento da área do Matopiba é destinada a proteção e preservação da vegetação nativa”, diz supervisor da Embrapa

Produtores preservam mais de 219 milhões de hectares de suas propriedades, o que corresponde a R$ 2,4 trilhões em área

Dirigentes da Aprosoja mostram dados oficiais que comprovam que produtores protegem meio ambiente no Matopiba

Seminário em Palmas aborda aspectos socioeconômicos e ambientais da produção agrícola no cerrado e no Matopiba

“Se quer conhecer vegetação nativa no Brasil não vá a parques, visite uma propriedade rural, são eles que estão protegendo”

CONFIRMA MAIS NOTÍCIAS SOBRE A APROSOJA

Tags:

Comentários


Deixe um comentário

Redes Sociais
2024 Norte Agropecuário