Criada em 17/07/2019 às 16h31 | Política brasileira

Novo presidente da Embrapa será escolhido “com muita calma”, diz ministra da Agricultura; interino ocupa o cargo

Demitido pelo governo Bolsonaro, Sebastião Barbosa havia sido nomeado na gestão de Michel Temer. O então diretor-executivo de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa, Celso Moretti, assume interinamente. Tereza Cristina diz que não há o nome do presidente definitivo.

Imagem
Celso Moretti exercia o cargo de diretor-executivo de P&D desde julho de 2017. Ele é pesquisador da Embrapa desde 1994 (foto: Jorge Duarte/Embrapa/Divulgação)

A partir desta quarta-feira (17), o então diretor-executivo de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa, Celso Moretti, assume interinamente a Presidência da Empresa, substituindo Sebastião Barbosa, demitido pelo governo federal. Barbosa foi nomeado na gestão de Michel Temer. 

A decisão foi tomada por meio da Resolução Normativa do Conselho de Administração da Embrapa (Consad) nº 190, de 16 de julho de 2019, publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira. O Consad esteve reunido em Brasília na terça-feira (16), na 171ª reunião extraordinária do colegiado.

CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS SOBRE O PRESIDENTE DEMITIDO NA EMBRAPA

Nesta quarta-feira, dia 17, a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, afirmou que a escolha do novo presidente da Embrapa será feita “com muita calma”. Segundo ela, será realizado um processo seletivo para a escolha do substituto de Sebastião Barbosa, que ocupa o cargo atualmente.

De acordo com Tereza Cristina, por enquanto não há um nome definido. A exoneração de Barbosa deve ocorrer no dia 27 deste mês, conforme antecipado pela coluna do Broadcast Agro, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado.

No início deste mês, o presidente Jair Bolsonaro afirmou, durante café da manhã com parlamentares da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), que a Embrapa seria “repontencializada”. “Eu e Tereza Cristina estamos discutindo nomes para assumi-la. Essa questão está caminhando muito bem”, afirmou Bolsonaro na ocasião.

O INTERINO

Celso Luiz Moretti exercia o cargo de diretor-executivo de P&D desde julho de 2017. Pesquisador da Embrapa desde 1994, atuou no Laboratório de Ciência e Tecnologia de Alimentos da Embrapa Hortaliças (Brasília, DF), Unidade que chefiou de agosto de 2008 a março de 2013. Foi chefe do então Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento (DPD) de abril de 2013 a julho de 2017.

Engenheiro agrônomo formado pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), Moretti é mestre e doutor em produção vegetal pela mesma instituição e especialista em engenharia de produção com ênfase em gestão empresarial pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Possui treinamento gerencial na Fundação Dom Cabral, na Kennedy School of Government, Harvard University (Cambridge, EUA), e no Programa Internacional de Desenvolvimento de Executivos da Administração Pública Federal da Escola Nacional de Administração Pública (Enap). É professor convidado de diversas instituições de ensino, a exemplo da Universidade da Flórida (EUA). (Com informações da Embrapa)

Tags:

Comentários


Deixe um comentário

Redes Sociais
2024 Norte Agropecuário