Criada em 08/02/2024 às 08h51 | Agronegócio

Defesa agropecuária recebe reforço de drones e internet móvel

Os materiais foram entregues, na manhã desta quarta-feira, 7, na sede da instituição para as áreas animal e vegetal. O presidente da Adapec, Paulo Lima, afirmou que a defesa agropecuária vive um novo tempo em que a tecnologia está sendo priorizada para garantir os avanços necessários.

Imagem
Defesa agropecuária recebe reforço de drones e internet móvel. (Foto: Keven Lopes - Governo do Tocantins)

Dinalva Martins
De Palmas (TO)

O Governo do Tocantins, por meio da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) adquiriu cinco drones e Internet via satélite, para auxiliar os técnicos na execução das atividades zoofitossanitárias. Os materiais foram entregues, na manhã desta quarta-feira, 7, na sede da instituição para as áreas animal e vegetal.

O presidente da Adapec, Paulo Lima, afirmou que a defesa agropecuária vive um novo tempo em que a tecnologia está sendo priorizada para garantir os avanços necessários ao setor. “O governador Wanderlei Barbosa tem garantido as ferramentas essenciais para promovermos os melhores serviços aos produtores rurais e a comunidade em geral, e assim, o crescimento e mais desenvolvimento para agropecuária tocantinense”, ressaltou.

Os drones permitirão o mapeamento de paisagens agrícolas, fiscalizações de trânsito, identificação de rotas de desvios, inspeções fitossanitárias em áreas de difícil acesso, verificação de abrigos de morcegos hematófagos, entre outras aplicações. “A ferramenta tecnológica possibilitará a captura dos vídeos panorâmicos, análise de lavouras, auxiliando na produção de relatórios técnicos e análises de riscos, além de proporcionar mais segurança aos servidores em áreas de difícil tráfego”, destacou o diretor de defesa, inspeção e sanidade vegetal da Adapec, Alex Sandro Arruda.

A internet via satélite, adquirida em parceria com o Fundo Privado de Defesa Agropecuária (Fundeagro) também é um reforço para auxiliar as barreiras zoossanitárias fixas que estão localizadas em lugares mais afastados, bem como as barreiras móveis, além de prestar apoio em eventos pecuários em andamento que tiverem problema com a conexão local.

Comentários


Deixe um comentário

Redes Sociais
2024 Norte Agropecuário