Criada em 15/06/2021 às 06h31 | Piscicultura

Curso do Senar mostra caminhos para quem quer investir em piscicultura no Tocantins

No Tocantins, a piscicultura é uma das cadeias produtivas que também vem ganhando força. Em 2020, o crescimento foi de 11,3% no setor para uma produção de 14,8 mil toneladas de peixes.

Imagem
Curso busca ajudar no desenvolvimento do setor por meio da capacitação de produtores dispostos a iniciar na atividade ou para quem busca qualificação para produzir mais e melhor. (Foto: Divulgação - Faet)

Segundo dados da Associação Brasileira de Piscicultura (PEIXE BR), em plena pandemia, a criação de peixes cresceu quase 6% no ano passado e a produção nacional foi de mais de 800 mil toneladas. No Tocantins, a piscicultura é uma das cadeias produtivas que também vem ganhando força. Em 2020, o crescimento foi de 11,3% no setor para uma produção de 14,8 mil toneladas de peixes. Para ajudar no desenvolvimento do setor, o Senar/TO oferece um curso que capacita produtores dispostos a iniciar na atividade ou para quem busca qualificação para produzir mais e melhor.

 Na propriedade Macaúbas, no município de Porto Alegre do Tocantins, o piscicultor José Milton trabalha na cadeia há algum tempo, mas conta que passou por algumas dificuldades na hora da comercialização dos peixes, o que prejudicou os resultados: “com o curso eu aprendi desde as técnicas mais apropriadas para a escavação de tanque até o melhor jeito de entregar o peixe pronto para vendas. Antes mesmo do curso terminar, já parei duas ou três vezes para refletir sobre o que estava fazendo de errado e em quanto eu já deixei de ganhar. O SENAR me ajudou a superar a falta de monitoramento e me deu o conhecimento que eu precisava”, afirmou.

O treinamento foi realizado para dez participantes no município, contou com a parceria do Sindicato Rural de Almas e com o apoio da Prefeitura Municipal de Porto Alegre. Na parte teórica, o curso permitiu aos alunos conhecer mais sobre a criação de peixes. Já nas aulas práticas vivenciaram de fazer a medição de tanques, da área a ser ocupada e do volume de água a ser usado, além de examinar os peixes para conferir o crescimento e ganho de peso. “O curso vai proporcionar mais melhoria na qualidade da produção. Qualificando a mão de obra teremos pessoas mais capacitadas para melhorar seus negócios ou iniciar na piscicultura com segurança. Mais oportunidade para quem quer trabalhar nesse ramo”, afirmou a instrutora do Senar, Marilda Coelho. (Da Faet)

Comentários


Deixe um comentário

Redes Sociais
2024 Norte Agropecuário