Criada em 07/06/2017 às 00h03 | Agronegócio

Criadores de gado de 23 municípios do Tocantins têm acesso a treinamento e orientações sobre higiene na produção de leite

De acordo com informações de zootecnista, serão abordados temas como, a qualidade do leite, manejo higiênico na ordenha, manutenção dos tanques e legislação sanitária.

Imagem
Orientação será dada por técnicos do Ruraltins em mais de 20 municípios do Tocantins (foto: Lúcia Brito\Ruraltins)

Prosseguindo com a série de capacitações aos produtores beneficiados com os tanques de resfriamento de leite, o Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) promove, durante os meses de junho e julho, um treinamento em boas práticas de higiene na produção de leite. De acordo com a zootecnista do Ruraltins, Nayana Rodrigues, a ação irá percorrer 23 municípios do Estado, até o dia 9 de junho, os municípios da região sudeste; de 26 a 30 de junho, a região sul; e de 3 a 7 de julho, os municípios da região norte.

Ainda de acordo com a zootecnista, serão abordados temas como, a qualidade do leite, manejo higiênico na ordenha, manutenção dos tanques e legislação sanitária. “A deficiência de higiene na produção é um dos principais fatores da má qualidade do leite. São cuidados que evitam a contaminação por bactérias e devem ser tomados durante a ordenha, no armazenamento do produto e até a chegada ao laticínio. E esse é o objetivo do treinamento, orientar, esclarecer e incentivar o produtor para que ele produza um leite de qualidade”, afirmou a Nayana Rodrigues.

OS MUNICÍPIOS

Nesta etapa, os municípios que receberão o treinamento são: Porto Nacional, Brejinho de Nazaré, Taguatinga, Combinado, Arraias, Lajeado, Miracema, Dois Irmãos, Paraíso do Tocantins, Nova Rosalândia, Dueré, Gurupi, Cariri, Araguaçu, Peixe, Palmeirópolis, Araguaína, Aragominas, Santa Fé, Piraquê, São Bento, Araguatins e Itaguatins.

RESFRIAMENTO DE LEITE

Resultado de um convênio firmado entre o Governo do Estado, por meio do Ruraltins; o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e a Caixa Econômica Federal, foram repassados, em 2015, em sistema de comodato, 70 tanques para resfriamento de leite. Os equipamentos foram instalados em diversas regiões do Estado, por meio de cooperativas, associações, laticínios e grupos de produtores. Dos 70 tanques, 55 têm capacidade para 1.000 litros e 15 para 500 litros. (Do Ruraltins)

Tags:

Comentários


Deixe um comentário

Redes Sociais
2024 Norte Agropecuário