Criada em 06/08/2021 às 08h40 | Agronegócio

Matopiba terá salto de produção nos próximos 10 anos, com safras passando de 28 milhões de toneladas para até 47 milhões de toneladas

O crescimento das áreas de plantio deve ser um dos fatores que promoverá essa expansão, analisa analista da Embrapa Territorial Gustavo Spadotti. Dois estudos do centro de pesquisa foram divulgados na palestra do analista no evento, o GeoWeb Matopiba e o GeoMatopiba.

Imagem
Matopiba é tema de palestra em Encontro Regional do Algodão. (Foto: Divulgação)

Gustavo Spadotti, analista da Embrapa Territorial, participou do debate técnico-científico do III Encontro Regional do Algodão, promovido pela Fundação Bahia, em 24 de julho. O principal tema abordado por ele foi o crescimento da agricultura na região do Matopiba, área de expansão agrícola entre os estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia.

Spadotti apresentou dados de outras instituições, que apontam um salto de produção nos próximos 10 anos, com safras passando de 28 milhões de toneladas para até 47 milhões de toneladas, na região. O crescimento das áreas de plantio deve ser um dos fatores que promoverá essa expansão.

“O aumento da área cultivada vai se dar sobre zoneamentos ecológico-econômicos, zoneamentos de risco climático e identificação de territórios com inteligência territorial estratégica. Esse é o caminho para transformar o uso da terra de maneira eficiente, em territórios com melhores potenciais para a produção agropecuária brasileira. Mas, claro, esperamos e desejamos que nossos principais ganhos sejam no aumento de produtividade e, principalmente, na intensificação dos cultivos”, analisou.

O analista vê com bons olhos a expectativa de conexão da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL) com a Ferrovia Norte-Sul, para melhorar a logística de escoamento das safras, com melhor distribuição entre os portos do Arco Norte e os Sul e Sudeste. “Isso vai trazer benefícios para o escoamento da safra e a melhoria da competitividade pós-porteira no Brasil”, comentou.

Dois estudos do centro de pesquisa foram divulgados na palestra do analista no evento, o GeoWeb Matopiba e o GeoMatopiba, ambos com mapas e dados sobre a região. Spadotti ainda levou números das análises dos dados do Cadastro Ambiental Rural (CAR) para os quatro estados que compõem a área de expansão. Para assistir o evento na íntegra, clique aqui. (Da Embrapa)




 CONFIRA TAMBÉM 

Sicredi Rio Paraná PR/SP disponibiliza R$ 150 milhões para produtores rurais da região no Plano Safra

Com “Drive Rural”, Sicredi Rio Paraná PR/SP leva informações do Plano Safra a produtores


Clique no ícone acima e ouça a entrevista


Clique no ícone acima e confira o programa


Clique no ícone acima e ouça a entrevista

CLIQUE NESTE LINK E CONFIRA O QUE FOI PUBLICADO SOBRE SICREDI 


Clique no ícone acima e assista a entrevista

“Modelo cooperativo é diferencial para concessão de crédito a produtores rurais com menos burocracia”, afirma executivo

Agricultores devem encontrar nos bancos agilidade e eficiência na liberação de crédito para fomentar a produção no campo


Clique no ícone acima e assista a entrevista


Clique no ícone acima e confira o programa de rádio 

 
Clique no ícone acima e confira o programa de rádio

Comentários


Deixe um comentário

Redes Sociais
2024 Norte Agropecuário