Criada em 11/10/2022 às 09h21 | Pesquisa

Crescimento do milho no Tocantins cria mobilização contra a praga da cigarrinha

A praga atingiu o milho de vários estados no Brasil e chegou destruir boa parte da produção, pois se ela chegar no início do cultivo e não for combatida, tem poder de destruição de 100%. O especialista Marley de Oliveira aconselha produtores a seguirem as boas práticas agrícolas.

Imagem
Crescimento do milho no Tocantins cria mobilização contra a praga da cigarrinha. (Foto: Divulgação)


Clique no ícone acima e confira o programa.

Daniel Machado
De Brasília (DF)

O grande crescimento da lavoura de milho no Tocantins fez com que os órgãos oficiais ligados à agropecuária se mobilizassem para impedir a proliferação da praga da cigarrinha do Estado. A praga atingiu o milho de vários estados no Brasil e chegou destruir boa parte da produção, pois se ela chegar no início do cultivo e não for combatida, tem poder de destruição de 100%.

“A cigarrinha do milho ultimamente ela tem se tornado aí uma das principais pragas que estão acometendo a nossas lavouras de milho. Elas são vetores de um complexo de doenças chamadas de enfezamentos e essas perdas podem chegar a 100% da lavoura. Quanto mais cedo a praga entra na lavoura, maior é o potencial de dano dentro da cultura. Esses enfezamentos deixam as plantas com má formação das espigas, essas espigas também ficam improdutivas. Nós temos ali também o enfraquecimento dos colmos e acaba favorecendo também infecção por outras doenças secundárias como as doenças fúngicas”, ressalta Marley Camilo de Oliveira, gerente de Sanidade Vegetal da Adapec-TO (Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins).

O especialista destaca que a cigarrinha chegou a atingir o Tocantins e a Adapec se mobilizou para o combate, inclusive com parceria com outros órgãos. “Juntamos ali a Secretaria da Agricultura, o Ruraltins, o Ministério da Agricultura, a Embrapa e fizemos um treinamento com a nossa equipe para que a gente possa estar indo a campo orientar o produtor para minimizar os danos que essa praga tem acometido aí das nossas lavouras”.

Tamanho do milho do Tocantins

Atualmente, a estimativa do Estado é de uma área de milho de 600 mil hectares, metade da área da soja do Estado. Além disso, o milho é o terceiro maior ativo agropecuário do Tocantins (só atrás da soja e da carne bovina) com uma produção estimada em quase R$ 2 bilhões por ano.

“Só pra gente ter noção, na última safra o Tocantins plantou em torno de 1,2 milhão de hectares de soja. E com a cultura do milho só na safrinha chegou a ser plantada em torno de 600 mil hectares”, ressalta Marley Oliveira.

O especialista aconselha os produtores a sempre seguirem as boas práticas agrícolas, usar sementes certificadas e cultivares com maior tolerância.

Clique aqui e ouça reportagem completa em áudio sobre o tema.

Comentários


Deixe um comentário

Redes Sociais
2024 Norte Agropecuário