Criada em 03/03/2021 às 05h04 | Agricultura

Unidade de produção da Prefeitura de Palmas deve colher cerca de 6 toneladas de arroz em área de 1,2 hectare até abril

A área serve como local de pesquisa para fazer validações das sementes e que no local também é feito o plantio de mandioca, banana, milho verde, além da criação de peixes nativos do cerrado e da região amazônica, informa a Secretaria de Desenvolvimento Rural.

Imagem


Clique no ícone acima e ouça o relato do produtor

Clique no ícone acima e ouça a entrevista

Márcio Greick
DE PALMAS (TO)

Até o final do mês de abril, a Secretaria de Desenvolvimento Rural (Seder) espera colher cerca de seis toneladas de arroz de sua Unidade de Produção na Fazendinha do Calor Humano, localizada no Centro Agrotecnológico de Palmas (Agrotins). O plantio do começou em janeiro deste ano, ocupando uma área de 1,2 hectare.

O secretário Municipal de Desenvolvimento Rural, Roberto Sahium, explica que a Fazendinha do Calor Humano serve como local de pesquisa para fazer validações das sementes e que no local também é feito o plantio de mandioca, banana, milho verde, além da criação de peixes nativos do cerrado e da região amazônica.

PESQUISA E PARCERIA

Na Unidade de Produção está empregada a variedade de arroz BRS A501 CL, lançada pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), e parceiros. Após validação a variedade dever ser sugerida aos produtores locais.

De acordo com o secretário executivo da Seder, Wilton Bezerra, durante a validação na Unidade Técnica é analisado o tipo de grão, cor, transparência, peso, rendimento de cozimento. “O projeto, além de ter uma função social importante, agrega tecnologia embarcada de melhorias nos carboidratos, nas lisinas, elementos que melhoram a alimentação.”

O plantio do arroz ocorre em parceria com a Embrapa, Secretaria de Agricultura do Estado (Seagro), e com a Fundação Unitins - Agro. (Da Secom Palmas)

Tags:

Comentários


Deixe um comentário

Redes Sociais
2024 Norte Agropecuário