O presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho do Tocantins (Aprosoja-TO), Maurício Buffon, informou ao Norte Agropecuário que irá à Justiça caso o governo do Estado não recue da proposta de instituir cobrança de 12% do ICMS (Imposto de Circulação de Mercadoria e Serviços) de produtos para exportação. “Mais uma vez fomos surpreendidos por esta cobrança. É inconstitucional. A Lei Kandir é clara: toda mercadoria para exportação e frete são isentos de ICMS. Caso não recue da medida, vamos ingressar com medida judicial para cumprir a Constituição”, afirmou.
A cobrança é prevista na Instrução de Serviço número 01, de 6 de fevereiro de 2019, assinada, por entre outros agentes públicos, o secretário estadual da Fazenda, Sandro Henrique Armando. O índice cobrado é de 12% sobre frete interestadual para empresa exportadora ou para a formação de lote para exportação.
Esta não é a primeira vez que o governo do Estado, não nesta gestão, busca instituir a cobrança. Clique aqui e veja a repercussão na época.
CLIQUE AQUI E LEIA O QUE FOI PUBLICADO SOBRE O ASSUNTO NO NORTE AGROPECUÁRIO
VEJA A INSTRUÇÃO DE SERVIÇO COM AS RAZÕES DA COBRANÇA
O presidente da Aprosoja reclamou da falta de diálogo do governo do Estado com o setor produtivo. “Infelizmente, o governo toma essas atitudes sem conversar com o setor produtivo. No ano passado, o governo recuou. E mais uma vez tentam”, disse. Buffon afirmou que ao ser instituída a cobrança trará muitos prejuízos ao setor produtivo. “Já tem caminhões parados na barreira. A logística para o escoamento da produção é um caos. Não temos estrada. Não tem cabimento. Isso vai ser derrubado via judicial”, finalizou o líder ruralista.
O Norte Agropecuário solicitou ao governo do Estado posicionamento sobre o fato. Até o fechamento desta matéria, não foi feito nenhum comunicado por parte do governo à Redação do portal.
LEIA TAMBÉM
Jornada Tecnológica aproxima ainda mais cooperado da Coapa, afirma Ricardo Khouri
Empresa apresenta seis linhas de produtos em dia de campo
Syngenta segmenta apresentação de produtos durante dia de campo no interior do Tocantins
Deixe um comentário