Foi retomada na tarde desta terça-feira, 31, a agenda do Comitê de Clientes da Superintendência Federal de Agricultura de São Paulo (SFA-SP), a representação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) no Estado. O comitê foi restabelecido por portaria no dia 19 de agosto e reúne 34 entidades representativas do agro.
A primeira reunião depois de uma interrupção temporária dos trabalhos teve a participação do secretário de Defesa Agropecuária do Mapa, José Guilherme Leal. O grupo antecipou alguns temas que pretende encaminhar à secretaria, como a regulamentação de plant based, a proposta de isenção de registro de alimentos coadjuvantes para alimentação animal, o processo de aprovação de novas tecnologias, entre outros.
Internamente, o grupo aprovou a recondução da presidente do comitê Fátima D’Elia ao cargo. Ela representa a Associação Brasileira da Indústria e Comércio de Ingredientes e Aditivos para Alimentos (Abiam) e já estava no comando antes da interrupção. De acordo com Fátima, é papel do comitê trazer demandas do setor produtivo à Superintendência em São Paulo e ajudar a formatar propostas de soluções.
A superintendente Andréa Moura destacou a importância de se manter um canal permanente de diálogo com o setor produtivo. “Dessa forma a gente consegue entender as demandas e identificar possíveis gargalos buscando aprimorar procedimentos de controle e aumentar a eficiência na prestação de serviços pela SFA”, disse. Ela solicitou ao grupo que, além de captar as demandas, o comitê possa servir de interlocutor para conhecer a apoiar diversas iniciativas tomadas pela SFA-SP, como trabalhos realizados pela Comissão de Educação Sanitária (CES).
O objetivo do Comitê de Clientes é realizar um fórum de discussões com as entidades representativas dos usuários dos serviços oferecidos pelo Mapa. Na prática, ele aproxima o setor produtivo da gestão pública da agropecuária. A próxima reunião do Comitê de Clientes será no dia 21 de setembro.
Fazem parte do Comitê de Clientes: Abba, ABCSEM, Abia, Abiquifi, Abiam, Associquim/Sincoquim, Asbram, Abiec, Abifina, ABPA, Abinpet, Abra, Abrabe, Abraec, Aenda, Abrapes, Inpas, Abras, Alanac, Andav, Anprosem, Italcam, CRMV-SP, Faesp/Senar, Fiesp, Global Cold Chain Alliance, Saúde Animal, Sindasp, Sindicarnes, Sindicato da Indústria do Frio no Estado de São Paulo, Sindirações, Sindleite, Sipesp e Sindiveg. (Da Superintendência Federal de Agricultura de São Paulo – SFA-SP)
Deixe um comentário