Criada em 02/05/2018 às 15h38 | Piscicultura

Proposta inovadora do "Circuito do Peixe" promete mostrar aos visitantes como funciona a cadeia produtiva da piscicultura

No Circuito do Peixe os visitantes e agricultores conhecerão toda a cadeia produtiva da piscicultura. A programação inclui apresentação de agroindústrias de produção de ração, frigoríficos e empresa de produção de alevinos, como exemplos de organização da cadeia produtiva no estado.

Imagem
Os interessados também poderão conferir uma Unidade demonstrativa de aquaponia e participar de torneios, palestras e ainda comercialização de produtos. (Foto Manoel Júnior)

Eliane Tenório
DE PALMAS (TO)

A organização do “Portal da Aquicultura e Pesca” preparou uma vasta programação para os visitantes e produtores nos cincos dias de realização da Feira de Tecnologia Agropecuária (Agrotins 2018). Considerada a maior feira do setor da região Norte do país, o evento acontece de 8 a 12 de maio, no Centro Agrotecnológico de Palmas, na TO-050, saída para Porto Nacional.

Uma das inovações é o “Circuito do Peixe: crie peixe com qualidade e segurança”, evento realizado numa parceira entre a Secretaria do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro) e Instituto de Desenvolvimento Rural do Estado do Tocantins (Ruraltins). A proposta é para que visitantes e produtores conheçam todas as etapas da piscicultura, desde a construção de viveiros, produção de alevinos e indo até o processamento do pescado, trazendo o máximo de informações sobre a atividade.

“Outra novidade é a participação de agroindústrias do Tocantins, na produção de ração e frigorífico, bem como uma empresa que produz alevinos, numa demonstração de que os empresários tocantinenses investem no setor da piscicultura e mostrando o potencial para abertura de mais negócios voltados à atividade, que gerem empregos e renda para o Tocantins”, ressalta o diretor de Aquicultura e Pesca da Secretaria do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro), Alexandre Godinho.

Os interessados também poderão conferir uma Unidade demonstrativa de aquaponia e participar do torneio de arremesso de isca artificial, palestras e ainda comercialização de produtos da pesca e aquicultura como: tanques-rede, alevinos, ração, e ainda prova de produtos culinários derivados da carne de peixe (salgados e petiscos) e show de dupla sertaneja local, entre outras.

Palestras

Durante a feira acontecerão palestras voltadas para diversos temas: Aquaponia: alternativa sustentável para produção de alimentos; troca de experiências em produção de peixes em tanque-rede; apresentação do Diagnóstico da Aquicultura no Estado do Tocantins; Diagnóstico da Pesca Esportiva no Tocantins; reunião entre o Conselho de Desenvolvimento da Piscicultura no Tocantins e Pesca Artesanal Esportiva no Rio Araguaia. (Da Seagro)

Comentários


Deixe um comentário

Redes Sociais
2024 Norte Agropecuário