Criada em 23/07/2019 às 14h40 | Segurança

Carne Fraca: Anffa Sindical vê como positiva a demissão de auditores fiscais envolvidos no recebimento de vantagens

Em nota à imprensa, o  Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários (Anffa Sindical)  manifesta-se totalmente favorável às demissões aplicadas a dois auditores fiscais federais e lembra que a Operação Carne Fraca é fruto de denúncias da própria entidade.

Imagem
A Operação Carne Fraca foi deflagrada pela Polícia Federal em março de 2017, para investigar grandes empresas quanto à adulteração de carnes comercializadas tanto no mercado interno quanto externo. (Foto Ueslei Marcelino/Reuters)

O Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários (Anffa Sindical) enviou nota à imprensa nesta terça, 23,  se manifestando totalmente favorável às demissões aplicadas pela Controladoria-Geral da União a dois auditores fiscais federais agropecuários envolvidos no recebimento de vantagens indevidas de frigoríficos fiscalizados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). A decisão foi publicada na última quarta-feira (17) no Diário Oficial da União.

As demissões ocorrem após a investigação no âmbito da Operação Carne Fraca deflagrada pela Polícia Federal em março de 2017, na qual investigaram grandes empresas quanto à adulteração de carnes comercializadas tanto no mercado interno quanto externo.

Na nota, o Anffa Sindical lembra que as denúncias partiram dos sindicado, ainda em 2010, junto à Superintendência Federal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Paraná e ao Ministério da Agricultura, e em 2014, junto à Polícia Federal. "Registro que o processo administrativo disciplinar foi um tanto demorado. Porém, dois dos principais denunciados foram finalmente punidos. O sindicato aguarda agora o desfecho de outros envolvidos na Operação Carne Fraca que, em sendo realmente culpados, sejam também exemplarmente punidos", ressalta o presidente do Anffa Sindical, Maurício Porto.

Leia a nota na íntegra

Nota – Anffa Sindical considera positiva demissão de servidores envolvidos na Operação Carne Fraca  

O Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários (Anffa Sindical) é totalmente favorável às demissões aplicadas pela Controladoria-Geral da União (CGU) a dois auditores fiscais federais agropecuários envolvidos no recebimento de vantagens indevidas de frigoríficos fiscalizados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). A decisão foi publicada na última quarta-feira (17) no Diário Oficial da União após investigação de fatos apurados no âmbito da Operação Carne Fraca.

O Anffa Sindical lembra ainda que as denúncias partiram do sindicato a partir do ano de 2010 junto à Superintendência Federal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Paraná e, logo depois, junto ao órgão central do Mapa. Em 2014, o assunto foi repassado, também pelo Anffa Sindical, para a Polícia Federal, culminando com a Operação Carne Fraca em 2017.

Foram presas e conduzidas coercitivamente mais de 60 pessoas, das quais 33 eram funcionários públicos e o restante era da iniciativa privada. Dentre os servidores, havia 16 auditores fiscais federais agropecuários, alguns dos quais já foram inocentados e outros, punidos.

"Registro que o processo administrativo disciplinar foi um tanto demorado", conta o presidente do Anffa Sindical, Maurício Porto. "Porém, dois dos principais denunciados foram finalmente punidos. O sindicato aguarda agora o desfecho de outros envolvidos na Operação Carne Fraca que, em sendo realmente culpados, sejam também exemplarmente punidos", finaliza.

Sobre os Auditores Fiscais Federais Agropecuários

O Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários (Anffa Sindical) é a entidade representativa dos integrantes da carreira de Auditor Fiscal Federal Agropecuário. Os profissionais são engenheiros agrônomos, farmacêuticos, químicos, médicos veterinários e zootecnistas que exercem suas funções para garantir qualidade de vida, saúde e segurança alimentar para as famílias brasileiras. Atualmente existem 2,7 mil fiscais na ativa, que atuam nas áreas de auditoria e fiscalização, desde a fabricação de insumos, como vacinas, rações, sementes, fertilizantes, agrotóxicos etc., até o produto final, como sucos, refrigerantes, bebidas alcoólicas, produtos vegetais (arroz, feijão, óleos, azeites etc.), laticínios, ovos, méis e carnes. Os profissionais também estão nos campos, nas agroindústrias, nas instituições de pesquisa, nos laboratórios nacionais agropecuários, nos supermercados, nos portos, aeroportos e postos de fronteira, no acompanhamento dos programas agropecuários e nas negociações e relações internacionais do agronegócio. Do campo à mesa, dos pastos aos portos, do agronegócio para o Brasil e para o mundo.

Comentários


Deixe um comentário

Redes Sociais
2024 Norte Agropecuário