Criada em 27/07/2022 às 09h56 | Agronegócio

Promovida pela Rede ILPF e suas associadas, Caravana ILPF percorrerá cidades do Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul em agosto

Esta edição acontecerá entre os dias 8 e 12 de agosto e vai passar pelas cidades de: Maringá (PR), Jardim Olinda (PR); Presidente Prudente (SP), Santa Rita do Pardo (MS), Nova Andradina (MS); Dourados (MS) Campo Grande (MS).

Imagem
A Caravana ILPF é uma realização da Rede ILPF, Embrapa e demais Associadas. (Foto: Divulgação)

A Caravana ILPF é uma realização da Rede ILPF e suas associadas, com o objetivo de difundir e ampliar a área ILPF no Brasil, além de realizar diagnósticos regionais sobre os sistemas de Integração nas diversas regiões produtoras do país. 

A expedição técnica e científica (Caravana ILPF), composta por pesquisadores da Embrapa e técnicos de diversas empresas ligadas ao Agronegócio, irá percorrer mais de 10 estados brasileiros, até 2023.

A passagem da Caravana ILPF pelos estados prevê: Dias de campo, palestras, visitas institucionais e técnicas a produtores rurais, cooperativas, universidades, centros de pesquisa e diversos segmentos do agronegócio, públicos e privados.  Representantes da Rede ILPF, Bradesco, Cocamar, John Deere, Soesp, Syngenta e Embrapa e empresas apoiadoras regionais e locais acompanham as atividades da Caravana ILPF, nas regiões onde o projeto é desenvolvido. 

Etapa PR, SP, MS 

Esta edição acontecerá entre os dias 8 e 12 de agosto e vai passar pelas cidades de:  Maringá (PR), Jardim Olinda (PR); Presidente Prudente (SP), Santa Rita do Pardo (MS), Nova Andradina (MS); Dourados (MS) Campo Grande (MS).  

-Dia de Campo Jardim Olinda (PR) Dia 9 de agosto às 9h Local Fazenda Flor Roxa - Estrada dos Ingleses KM 03 Temas:  Qualidade do solo em sistemas ILPF no arenito Caiuá Caso de Sucesso em ILPF, Fazenda Flor Roxa 

-4 Encontro da ILPF - Presidente Prudente (SP) Dia 9 de agosto às 18h15 Aruá Hotel   

-Palestra Técnica Nova Andradina (MS) Dia 10 de agosto às 19h Av: Eurico Soares de Andrade 80, bairro Capilé Temas:  ILP em solo arenoso – Sistema São Mateus ILPF Desafios para o MS 

-Painel de Debates Campo Grande (MS)

Dia 11 de agosto às 19h Sindicato Rural de Campo Grande Tema: ILPF e Mercado de carbono 

Etapa Piloto 

A primeira etapa da Caravana ILPF, considerada piloto, aconteceu entre os dias 4 e 8 de abril e percorreu seis cidades: Linhares (ES), Pedro Canário (ES), Nova Venécia (ES), Teixeira de Freitas (BA), Itabela (BA) e Eunápolis (BA), entre o norte do Espírito Santo e Sul da Bahia. Entre as atividades desenvolvidas foram dois dias de campo, três mesas redondas e diversas visitas técnicas e institucionais.  

ILPF no Brasil 

A ILPF é uma tecnologia de produção agropecuária com grande potencial de mitigação de emissões de gases de efeito estufa e sequestro de carbono pelo solo e biomassa, além de uma série de outros benefícios socioambientais e econômicos.

A implementação dos sistemas ILPF variam de acordo com as características de cada região.   Metas   Segundo estimativas da Rede ILPF para a safra 2020/2021, a área ocupada com os sistemas ILPF no Brasil corresponde a 17,4 milhões de hectares.

A Rede ILPF tem o propósito de ampliar essa área para 35 milhões de hectares até 2030, além de diversificar os sistemas de produção e aumentar a representatividade do componente florestal nesses sistemas. Dessa forma, a ILPF irá contribuir para o alcance das metas apresentadas pelo Brasil em sua Contribuição Nacionalmente Determinada (NDC) ao Acordo de Paris durante a COP-21 e reforçadas pelo Programa ABC+ do MAPA e os compromissos assumidos na COP-26. 

Sobre a Rede ILPF   A Associação Rede ILPF é formada e cofinanciada pelas empresas Bradesco, Cocamar, John Deere, Soesp, Syngenta e pela Embrapa e tem como propósito contribuir para o aumento da produtividade de forma sustentável no campo.  

A Rede ILPF atualmente apoia uma rede com 16 Unidades de Referência Tecnológica (URT) e 12 Unidades de Referência Tecnológica e de Pesquisa (URTP), distribuídas entre os biomas brasileiros e envolvendo a participação de 22 Unidades de Pesquisa da Embrapa.    (Da assessoria de comunicação)

Comentários


Deixe um comentário

Redes Sociais
2024 Norte Agropecuário