Criada em 17/05/2024 às 08h53 | Agronegócio

Tocantins incentivo à produção de cacau na Agrotins 2024

Na palestra de incentivo do governo do Estado, a produção de cacau, o secretário da Seagro, Jaime Café, disse que essa atividade, é mais uma alternativa de geração de renda, para pequenos, médio e grandes produtores.

Imagem
Secretário da Seagro, Jaime Café fala do incentivo ao plantio de cacau no Tocantins. (Foto: José Luis/Governo do Tocantins)

Elmiro de Deus
De Palmas (TO)

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria da Agricultura e Pecuária (Seagro) e parceiros, em palestra exclusiva, na manhã desta quinta-feira, 16, incentivou os produtores do Estado o cultivo da cacauicultura na Feira de Tecnologia Agropecuária (Agrotins 2024). A feira que iniciou na última terça-feira, 14, encerra no sábado, 18, no Parque Agrotecnológico de Palmas. 

Na palestra de incentivo do governo do Estado, a produção de cacau, o secretário da Seagro, Jaime Café, disse que essa atividade, é mais uma alternativa de geração de renda, para pequenos, médio e grandes produtores. “A cultura do cacau tem condição favorável para produção no Estado, possui clima e solo adequado, principalmente para reparação de áreas degradas, sendo um cultivo de retorno rentável, o Governo do Estado está entusiasmado com esse projeto produtivo”, enfatizou.

O  vice-presidente da AIBA e diretor da FAEB, Oeste da Bahia, Moisés Shcmtidt,  em sua palestra, fez uma explanação gerar das experiências adquiridas no segmento de plantio e potencial econômico que o fruto pode proporcionar aos produtores. “A produção de cacau ainda é realizada de forma rude, mas o grupo está aprimorando esse cultivo para tornar eficiente e rentável com as novas tecnologias. O Tocantins tem grande potencial para essa cultura que tende aumentar a produção o Brasil grande produtor, mas atualmente só produz 4% da produção, enquanto a África produz 75% da produção mundial, ou seja, existe um mercado expansivo para essa cultura”, disse o diretor. 

A engenheira agrônoma da empresa Gargil, Ana Caroline, explicou sobre o cenário do mercado do cacau, envolvendo as demandas e consumo. “O mercado do cacau é grandioso existem demandas no mercado interno e externo, propiciando alternativa de geração de renda neste segmento agrícola e, o Tocantins possui essa característica para plantio no sistema agroflorestal ou produção irrigada”, citou. 

Estande

O grupo Schmidt e BioBrasil é especializado na produção de mudas na Bahia, montou um estande na feira, apresentando todas partes de plantio, escolha de  mudas, ciclo de produção, comercialização e potencial produtivo do cacau.

Comentários


Deixe um comentário

Redes Sociais
2024 Norte Agropecuário