Criada em 17/08/2024 às 16h41 | Negócios

Maior nome da história da TV brasileira, Silvio Santos também investiu no agro

Apresentador faleceu, aos 93 anos, na manhã deste sábado, dia 17, em São Paulo. Boletim médico informa que o comunicador morreu às 4h50, em decorrência de uma broncopneumonia após infecção por influenza (H1N1).

Imagem

Ícone da televisão brasileira, que faleceu na manhã deste sábado, 17, aos 93 anos, em São Paulo, Senor Abravanel, o Silvio Santos, também teve investimentos no agronegócio.

Entre as décadas de 1970 e 1980, Silvio Santos possuía três fazendas que formavam a Agropecuária Tamakavy, com cerca de 95 mil hectares. As fazendas estavam localizadas no Mato Grosso, entre os municípios de Alto Boa Vista e São Félix do Araguaia. As informações são do Agro em Campo.

A aquisição dessas terras, que começou em 1972, fez parte de uma estratégia do empresário para aproveitar os incentivos fiscais oferecidos pelo governo federal para a pecuária. Isso em um período em que o país buscava se consolidar como um grande exportador de carne.

A entrada de Silvio Santos no agronegócio começou em julho de 1972, quando o jornal Correio da Manhã noticiou a compra das fazendas Tamakavy, Tiaipe e Barra Atlântica. A aréa totalizava 70 mil hectares, em uma transação com o Grupo Ometto-Almeida Prado. A partir dessa aquisição, a propriedade passou a ser conhecida como Baú Agropecuária S.A.

Discreto

Silvio Santos, sempre discreto em seus negócios, visitou as terras antes de fechar a compra, assumindo uma postura reservada e até disfarçada para manter sua identidade em segredo. O empresário também destacou que sua entrada no agronegócio tinha como objetivo diversificar seus investimentos e aproveitar as condições fiscais favoráveis para expandir seus negócios.

No auge de suas atividades agropecuárias, Silvio chegou a ter 10 mil cabeças de gado distribuídas nas vastas terras da Tamakavy. Além dessa fazenda, o empresário manteve as agropecuárias Tiaipe e São Cristóvão até o final dos anos 1980. Contudo, a mesma época que marcou sua candidatura abortada à Presidência da República, em 1989, também viu Silvio Santos se desfazer de suas propriedades rurais. Incluindo a venda da Tamakavy e a Record, esta última para a Igreja Universal do Reino de Deus.

A causa da morte

O hospital Albert Einstein, onde Silvio estava internado, confirmou em boletim médico que o apresentador morreu às 4h50, em decorrência de uma broncopneumonia após infecção por influenza (H1N1).

Tags:

Comentários


Deixe um comentário

Redes Sociais
2024 Norte Agropecuário