Daniel Machado
De Brasília (DF)
Dentro do Projeto de Aquisição e Distribuição de Sementes de Milho e Insumos para Plantio, realizado pela Prefeitura de Araguaína em parceria com o Ministério da Agricultura, o assentamento Rio Preto, na zona rural da cidade, recebeu, nesta sexta-feira, 27 de janeiro, 12 toneladas de adubo e 800 quilos de semente de milho.
Localizado a 110 quilômetros do centro de Araguaína, o assentamento conta com cerca de 40 famílias. O evento de entrega teve a presença do prefeito Wagner Rodrigues e diversas autoridades do município. O programa tem previsão de beneficiar 21 comunidades rurais de Araguaína e região.
“O município tem feito esse programa que tem atendido quase todos os assentamentos e os pequenos produtores rurais. Nós sabemos que eles produzem, levam para cidade e fazem disso uma atividade econômica. É importantíssimo para que eles possam se manter no campo e temos dado um apoio muito forte, muito grande. Primeiro com as pontes, depois vieram as estradas, agora vem o preparo da terra, e a entrega dos adubos, e das sementes”, destacou o prefeito Wagner Rodrigues, ao ressaltar a importância de se manter esses pequenos produtores trabalhando com qualidade na zona rural.
Programa Compra Direta será garantido pela Prefeitura
Durante o evento de entrega dos benefícios, o prefeito anunciou que o programa Compra Direta será garantido pela gestão municipal quando houver falha do governo federal. O programa possibilita que o governo compre os alimentos produzidos nessas comunidades rurais, ofertando para a população que não tem condições de comprar produtos saudáveis, disponibilizando para merenda escolar e sistema judiciário. No entanto, muitas vezes o governo atrasa a compra, prejudicando os pequenos agricultores que esperam por esses recursos. Quando essa falha ocorrer, a prefeitura assumirá a compra. “Tem vezes que passa aí três, quatro, cinco meses sem os repasses. Esse ano, pela primeira vez, o município de Araguaína vai atuar na ausência do governo federal. O governo federal não atuou, o governo municipal já tem uma programação específica de um recurso que é o mesmo montante que a União repassa para esses pequenos produtores. Caso a União não venha fazer a compra direta, fazer o programa funcionar, o município de Araguaína vai fazer com que ele funcione regularmente e a gente faça o pagamento regularmente para esses pequenos produtores”, pontuou o prefeito.
Clique aqui e ouça entrevista completa sobre o evento no assentamento e o anúncio do prefeito.
Deixe um comentário