Daniel Machado
De Palmas (TO)
Um dos destaques do Norte Agropecuário no Rádio veiculado sábado, 9 de novembro, foi a situação do plantio da soja no Tocantins. Principal ativo agropecuário do Estado, a lavoura de soja já está com mais de 50% plantada.
“A grande maioria dos produtores já passou de 50% da área plantada. Como nós estamos com um pouco de atraso nas chuvas e chuvas muito desuniformes, isso deu uma atrasada no ritmo do plantio, porém esse ano os produtores conseguiram começar a plantar numa janela razoável”, explicou a presidente da Aprosoja-TO (Associação de Produtores de Soja e Milho do Tocantins), Caroline Schneider Barcelos.
Segundo ela, diferente do ano passado, quando as chuvas praticamente não chegaram no final do ano e o produtor sofreu muito, inclusive precisando replantar, a expectativa é muito boa agora tanto para a soja, quanto para a segunda safra de milho em 2025.
Conforme a Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), a área plantada no Estado pode chegar a quase 1,7 milhão de hectares e a produção beirar os 5 milhões de toneladas.
Brasil também otimista
Produtor do Tocantins, o presidente da Aprosoja Brasil, Maurício Buffon, ressaltou que o plantio na região Centro-Sul do Brasil já está bem avançado, com alguns estados, como o Mato Grosso, já em fase de finalização. Ele disse que o Matopiba, enquanto o Tocantins está com cerca de 50%, a Bahia teve um cultivo mais adiantado, enquanto o Maranhão apresenta um atraso pelas irregularidades nas chuvas. A mesma situação se repete no Pará.
Em termos gerais, Buffon ressaltou que o produtor está muito otimista e com o clima ajudando o Brasil deve ter uma produção muito melhor que a do ano passado.
Deixe um comentário