Daniel Machado
De Palmas (TO)
Em dez meses, o Tocantins já registra as maiores exportações de algodão da história do Estado. É isso que diz o conjunto de dados apurados pelo Norte Agropecuário no Comex Stat, sistema oficial do governo federal sobre transações comerciais internacionais.
De janeiro a outubro, o Estado comercializou para o exterior 6,2 mil toneladas da fibra por quase US$ 12 milhões (cerca de R$ 70 milhões). Tanto em volume, quanto em dinheiro, os números são os maiores já computados no Estado mesmo comparando contra anos inteiros.
“O aumento das exportações aconteceu, provavelmente, porque houve uma demanda maior do exterior do que a indústria local. Por outro lado, há notícias de mais produtores começando a plantar algodão”, explica o pesquisador da Embrapa e doutor em Produção Vegetal Valdinei Sofiatti.
Em entrevista ao Norte Agropecuário, ele detalha onde que há plantação de algodão no Tocantins, quais são as perspectivas para a cultura e destaca a importância do mercado asiático – juntos, Paquistão, Bangladesh, China e Vietnã compra 72% do algodão exportado pelo Estado. Outros países da região também compram do Estado.
Maiores compradores de algodão do Tocantins em 2024:
Paquistão - 23%
Bangladesh - 22%
China - 16%
Vietnã - 11%
Turquia - 11%
Deixe um comentário