Amanda Oliveira
De Palmas (TO)
Nos dois dias de Agrotins, a maior feira de tecnologia agropecuária que acontece anualmente em Palmas Tocantins, o estande do Instituto de Desenvolvimento Rural do Estado do Tocantins (Ruraltins) já esteve em plena atividade. No pavilhão da agricultura familiar, os visitantes puderam desfrutar da exposição de artesanatos, experimentar comidas típicas da região e receber atendimentos para o Cadastro Ambiental Rural (CAR) e crédito para os agricultores. Além disso, o Ruraltins apresentou inúmeras atividades e vitrines tecnológicas, destacando-se entre elas a importância dos agentes polinizadores, como as abelhas, que chamaram a atenção dos presentes.
A médica veterinária da secretaria da agricultura (Seagro), Erica Jardim ressaltou a relevância desse tema: "Nós vamos ver como é o mundo maravilhoso dos polinizadores, tão importantes para garantir segurança alimentar em tempos de mudanças climáticas", pontuou Erica.
Na tarde de quarta-feira, 15, o presidente do Ruraltins, Washington Ayres, e a diretora de Assistência Técnica, Alécia Borges, participaram de uma reunião técnica sobre a execução do Censo Apícola, com a secretaria da Indústria, Comércio e Serviço (SICS). Além disso, ocorreu a assinatura do projeto do Programa Nacional da Agricultura Familiar (PRONAF) indígena, no Banco da Amazônia, e a assinatura do Termo de Cooperação com a Cooperativa SICREDI. Também foi realizado o seminário de Compras Governamentais, no auditório do pavilhão da Agricultura Familiar.
Washington Ayres expressou sua satisfação com a feira e as grandes parcerias estabelecidas, que irão contribuir ainda mais com o desenvolvimento das cadeias produtivas no Estado. "Estamos muito felizes com a movimentação e as oportunidades que a Agrotins proporciona. Essas parcerias fortalecem nosso compromisso com a agricultura familiar e o desenvolvimento sustentável das cadeias produtivas em todo o Tocantins", destacou o presidente do Ruraltins.
Na programação técnica da agricultura familiar, está previsto para esta quinta-feira, 16, o circuito de palestras no miniauditório, abordando temas como produção de hortaliças, microaspersor artesanal, tecnologia de produção de melancia para a agricultura familiar e uso da fertirrigação com água da piscicultura. A programação dos auditórios do pavilhão da agricultura familiar seguirá até o dia 17 de maio.
Deixe um comentário