Elmiro de Deus
De Palmas (TO)
A Feira de Tecnologia Agropecuária (Agrotins 2024), apresenta aos produtores e visitantes a mais novas tecnologias avançadas para aumentar a produtividade da agricultura e pecuária no campo. A feira iniciou na última terça-feia, 14, encerra no sábado, 18, no Parque de Exposição Engenheiro Agrônomo Mauro Medanha, na T0-050, saída para Porto Nacional.
As tecnologias avançadas são direcionadas para produção agrícola e pecuária, possibilitando alta produtividade e eficiência agropecuária na utilização de máquinas automatizadas e dispositivos inteligentes.
A empresa Fiagril, por exemplo, trabalha na produção de variedades de sementes produtivas, de soja e milho. O consultor técnico Emanoel Cardoso disse que a empresa trabalha com variedade RR, resistente ao glicosato. “A semente desta variedade é altamente resistente a pragas, no desenvolvimento da planta da soja, a cultivar aumenta a produtividade em torno de 30%”, frisou o técnico.
A empresa chinesa Megadrone, especializada na tecnologia aplicada de drones, possui alta performance de precisão. A empresa apresenta na Agrotins o drone que mapea e pulveriza líquidos (fertilizantes biológico) e sólidos e sementes de replantio. “O drone P100 Pro de 50 litros é uma das última tecnologia no ramo. É uma ferramenta que já está consolidada, trazendo economia de serviço, aumenta a produtividade em 7% a mais, isso no aplicativo no controle do celular”, disse o Diretor Comercial Roberto Czech.
Outra tecnologia apresentada é a máquina automatizada pulverizadora da empresa Unicampo. A máquina de 32 metros possui grandes vantagens. O gestor de pós vendas, Maycon Diniz explica que a máquina “possui piloto automático de GPS, melhor aplicação dos defensivos, herbicidas, fungicidas e tanque de inox”, detalhou.
Realização
A feira é uma realização do Governo do Tocantins, por meio da Secretaria da Agricultura e Pecuária (Seagro), da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins (Fapt) e da Tocantins Parcerias, em conjunto com empresas do agro, instituições e órgãos públicos, de pesquisas e educacionais.
Deixe um comentário