A programação do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) dessa quinta-feira, 16, na Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins 2024), começou com a reunião entre o presidente Washington Ayres; o presidente da Agência Tocantinense de Saneamento (ATS), Antônio Davi Gouveia Júnior; e a secretária de Estado dos Povos Originários e Tradicionais (Sepot), Narubia Silva Werreria, para a assinatura do Acordo de Cooperação Técnica n° 01/2024.
O objetivo do acordo é a implantação de sistemas simplificados de abastecimento de água e saneamento rural, como parte do programa que visa ao desenvolvimento regional, urbano e habitacional, garantindo os serviços públicos de saneamento básico. O acordo envolve o apoio técnico com diagnóstico e seleção de comunidades rurais, indígenas e tradicionais, com a colaboração do Ruraltins, da ATS e da Sepot, para a implementação de abastecimento de água em áreas rurais nos municípios do Tocantins.
O presidente do Ruraltins, Washington Ayres, destacou a importância do acordo assinado para a expansão do serviço que beneficia a população com acesso à água tratada. “Esse Termo de Cooperação que assinamos objetiva a execução desse projeto, que foi uma parceria com o Governo Federal e o Governo do Tocantins para diversas comunidades rurais em todas as regiões do Estado. O Ruraltins vai contribuir para a elaboração dos projetos e a definição das comunidades que serão beneficiadas. Então, é extremamente importante para a qualidade de vida e a saúde dessas famílias”, declarou o presidente.
Lançamento de Novas Cultivares de Arroz
Na sequência, o presidente do Ruraltins, Washington Ayres, participou do lançamento das novas cultivares de arroz desenvolvidas pela Embrapa Pesca e Aquicultura, em parceria com Basf, Brazeiro Semente, Sementes Simão e Uniggel Sementes. Durante a cerimônia, foram apresentadas as cultivares de arroz BRSA 504CL, com a tecnologia Clearfield; e BRSA 709, uma variedade de arroz irrigado.
O técnico do Ruraltins, Edmilson Rodrigues, que acompanha a tecnologia da Embrapa, destacou a importância da integração entre pesquisa e assistência técnica. “O sucesso dessas novas cultivares depende não só da pesquisa, mas também da aplicação adequada no campo. Estamos comprometidos em levar essas tecnologias aos produtores com todas as recomendações técnicas necessárias para garantir uma produção eficiente e sustentável”, afirmou Edmilson.
A chefe-geral da Embrapa, Danielle de Bem Luiz, pontuou a importância da parceria do Ruraltins como órgão de assistência técnica no Estado na execução das tecnologias e no desenvolvimento da produção agrícola no Tocantins. “A parceria da Embrapa, como empresa brasileira pública de pesquisa agropecuária, com os órgãos de extensão rural estaduais, como o Ruraltins aqui no Tocantins, é fundamental para que essas ações de pesquisa e esses novos produtos cheguem de forma adequada e com todas as recomendações técnicas de uso dessas novas tecnologias. Assim, o produtor pode realmente ter sucesso na sua produção. Nós fazemos a pesquisa e desenvolvimento, mas para termos a inovação, precisamos do apoio dos órgãos de extensão rural”, destacou Danielle.
Agrotins 2024
A Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins 2024) ocorre até este sábado, 18, das 9 às 19 horas, no Parque Engenheiro Agrônomo Mauro Medanha, na rodovia TO-050, saída para Porto Nacional, e tem como tema a Bioeconomia.
Realização
A feira é uma realização do Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagro), da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins (Fapt) e da Tocantins Parcerias, em conjunto com empresas do agro, instituições e órgãos públicos, de pesquisas e educacionais. (Secretaria da Comunicação)
Deixe um comentário