Criada em 15/06/2022 às 10h05 | Comunicação

Adapec com apoio da ATI implanta assistente virtual no site da instituição para melhorar atendimento ao público

A inclusão da inteligência artificial aprimora o atendimento respondendo dúvidas e fornecendo informações que os produtores rurais necessitam. Os questionamentos dos usuários serão respondidos conforme as informações armazenadas no banco de dados da Adapec.

Imagem
Adapec é a terceira pasta do Governo do Tocantins a receber a inteligência artificial, TIA. (Foto: Keven Lopes/Governo do Tocantins)

Dinalva Martins e Thaís Ramalho
De Palmas (TO)

Uma nova ferramenta estratégica de comunicação será lançada no site da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), nesta quarta-feira, 15. A Tocantins Inteligência Artificial (TIA), desenvolvida pela Agência de Tecnologia da Informação (ATI), oferecerá atendimentos rápidos, por meio de bate-papo com uma assistente virtual, automatizando a interação com produtores rurais e demais usuários.

Serão fornecidas informações referentes à instituição, aos principais programas sanitários das áreas animal e vegetal, acesso ao produtor rural nos principais serviços, cadastros de lojas agropecuárias, adesão aos selos de inspeção animal, entre outros.

Os questionamentos dos usuários serão respondidos conforme as informações armazenadas no banco de dados da Adapec. “Fizemos uma avaliação dos principais serviços e dados que são solicitados e disponibilizamos a princípio. À medida que forem surgindo perguntas, que não estão no rol de informações, disponibilizaremos em seguida na ferramenta para que o ambiente fique completo”, explicou o presidente da Adapec, Paulo Lima.

Dados integrados

A novidade é que, agora, as informações da TIA, na Adapec, já estarão integradas a Base de Conhecimento do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), conforme explicou o gerente de Inovações Tecnológicas da ATI, Vagner Cassol. “Na medida em que é utilizada, temos aperfeiçoado a operacionalidade da TIA e do treinamento de máquina utilizando inteligência artificial pensando na melhor forma de atender a sociedade. Agora, quem entrar no site da Adapec também terá informações sobre o Ruraltins, e vice-versa, pois a ATI tem trabalhado nessa forma de fazer com que os seus produtos cheguem à população tocantinense de forma eficaz”, afirmou.

A Adapec é a terceira pasta do Governo do Tocantins a receber a inteligência artificial. Nesse sentindo, a ATI também já estuda a implantação da ferramenta no site da Secretaria de Estado da Educação (Seduc). “O Governo do Tocantins, por meio da ATI, tem apostado no desenvolvimento e na disponibilização de soluções tecnológicas como estratégia para oferecer serviços de qualidade. Assim, o lançamento da TIA no site da Adapec e, em breve, no site da Seduc, vai ao encontro dessa proposta que desenvolvemos para a sociedade tocantinense”, ressaltou o presidente da ATI, Wanderley Júnior.

Comentários


Deixe um comentário

Redes Sociais
2024 Norte Agropecuário