Criada em 26/07/2017 às 10h27 | Agronegócio

Abatedouro móvel é alternativa para pequena produção de suínos

A instalação, por ser móvel, tem a vantagem de poder atender vários produtores de uma localidade e contribuirá para diminuir o custo da atividade, além de oferecer segurança alimentar aos produtos que chegam à mesa dos consumidores.

Imagem

Lucas Scherer Cardoso
DE CONCÓRDIA (SC)

O Dia de Campo na TV vai mostrar o abatedouro instalado em um caminhão que ajudará pequenos suinocultores a realizar abates respeitando padrões de sanidade e bem-estar animal. O abate dos animais é um problema de difícil solução para quem trabalha com produção em pequena escala, voltada a mercados locais e regionais.

A produção de carne e derivados pode ser comprometida pelo alto custo de construção de instalações fixas. Por isso, a Embrapa Suínos e Aves em parceria com a empresa Engmaq (Peritiba-SC) está desenvolvendo um abatedouro móvel para suínos. O equipamento, em fase final de testes, funciona dentro de um contêiner e pode ser configurado conforme a necessidade do produtor.

A instalação, por ser móvel, tem a vantagem de poder atender vários produtores de uma localidade e contribuirá para diminuir o custo da atividade, além de oferecer segurança alimentar aos produtos que chegam à mesa dos consumidores. A tecnologia também permite que produções em pequena escala tenham legalização fiscal e possam até ser vendidas para outros municípios ou estados. O abatedouro móvel para suínos é uma solução voltada para grupos de produtores, associações e consórcios de municípios.

Outro benefício esperado pela adoção da tecnologia é a redução de procedimentos clandestinos no Brasil. "Embora não garanta sozinha a solução desse problema, seus principais benefícios estão relacionados à saúde pública, porque fornece uma carne inspecionada e de qualidade à população", diz o pesquisador da Embrapa Suínos e Aves Elsio Figueiredo. Ele explica que, para receber o selo de inspeção, o produtor deve cumprir normas específicas. Em um primeiro momento, o abatedouro pode ser licenciado para inspeção sanitária estadual (SIE) ou municipal (SIM).

Na configuração apresentada pela Embrapa e Engmaq, a instalação tem uma capacidade de abate de 80 suínos com até 130 kg de peso vivo em uma jornada diária de oito horas, contando com sete operadores. O programa vai mostrar como o equipamento sobre rodas que funciona dentro de um contêiner, atende todos os critérios sanitários e de biosseguridade, a chamada área limpa do abatedouro, onde acontecem a evisceração e o corte das carcaças, além da inspeção das vísceras.

O Dia de Campo na TV “Abatedouro móvel é alternativa para pequena produção de suínos” foi produzido pela Embrapa Informação Tecnológica (Brasília-DF) e pela a Embrapa Suínos e Aves (Concórdia-SC), unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Além do tema principal o programa aborda outros assuntos nos quadros – Agência Embrapa de Notícias; Repórter em Campo; Sempre em Dia; Na Mesa; Ciência e Tecnologia em Debate;Quem quer ser Cientista e Minuto do Livro. (Da Embrapa Suínos e Aves)

Assista ao programa (horário de Brasília):

Canal Rural (Net/Sky) – sexta-feira, às 9h
NBR (TV do Governo Federal) – sexta-feira, a partir de 19h30
TV Câmara – sábado, às 7h, e reprise domingo no mesmo horário

Tags:

Comentários


Deixe um comentário

Redes Sociais
2024 Norte Agropecuário