Lúcia Brito
DE PALMAS (TO)
Agricultores do entorno da capital realizaram nesta segunda-feira,19, mais uma etapa de vendas de produtos ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), com entrega simultânea as entidades socioassistenciais cadastradas como a Casa da Acolhida e Casa de Apoio Vera Lúcia Pagani. O processo foi realizado na sede do escritório local do Instituto de Desencolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), sendo conduzido pela extensionista Zilda Ferreira, responsável pela execução do PAA em Palmas.
Segundo a gerente da Casa de Apoio, Elisangela Sardinha Fonseca, os alimentos entregues serão utilizados no preparo das refeições oferecidas aos pacientes e familiares de pacientes hospedados na localidade.
“Os alimentos que vêm do PAA somam muito ao nosso cardápio. Nesse tempo de pandemia estamos servindo em média 50 pessoas do interior do Tocantins, bem como de outros estados vizinhos, que aqui estão em tratamento nos hospitais públicos, e que precisam estar bem alimentadas. Somos muito gratos ao Ruratins por essa iniciativa”, disse a gerente.
o agricultor Waldemir Martins de Sousa, morador do Assentamento do Prata, localizado a 15 km de Palmas, trouxe abóbora, mamão, coco e maxixe. Ele ressalta que o PAA é um grande incentivo e evita perdas de alimentos no campo.
“A gente produz e às vezes falta mercado, e o programa dá essa garantia da entrega e recebimento da nossa produção. Isso dá um refresco para nós que vivemos da terra”, avalia.
O PAA é fruto de convênio celebrado entre o Governo do Tocantins e o Governo Federal, via Ministério da Cidadania, sendo executado pelo Ruraltins.
O programa propicia a aquisição de alimentos excedentes dos agricultores familiares, e faz a doação as entidades sociaassistenciais. A aquisição dos produtos é isenta de licitação, e os preços são compatíveis aos praticados nos mercados regionais.
Com uma proposta aprovada até dezembro deste ano no valor de R$ 5 milhões, o Governo do Tocantins reforça essa importante ação como forma de fortalecer a agricultura familiar durante a pandemia do novo Coronavírus.
No total, o PAA vai beneficiar cerca de 6 mil pequenos agricultores, em todo Estado. Cada unidade familiar pode vender o valor de até R$ 6,5 mil ao PAA por ano. Já as entidades que vão receber os alimentos somam 1.132 instituições. (Do Ruraltins)
Deixe um comentário