Centro de pesquisa no Tocantins confirma papel relevante para a pesquisa agropecuária brasileira. A Embrapa Pesca e Aquicultura vem se destacando também em transferência de tecnologia.
Centro de pesquisa no Tocantins confirma papel relevante para a pesquisa agropecuária brasileira. A Embrapa Pesca e Aquicultura vem se destacando também em transferência de tecnologia.
Entre os dias 18 e 19 de junho, podem participar do evento técnicos, pesquisadores, estudantes, professores e outros profissionais de Ciências Agrárias, além do próprio grupo de empregados e de interessados em pesquisa agropecuária em geral.
A tecnologia poderá conferir ao mapeamento remoto da aquicultura uma maior agilidade na identificação das regiões produtoras no Brasil. A expectativa é que a nova tecnologia facilite a atualização anual dos viveiros escavados.
Toda área cultivada deve ser informada anualmente posterior à semeadura, a medida é obrigatória e visa o controle sanitário de prevenção à proliferação de pragas que acometem a cultura, a exemplo da ferrugem asiática.
O ProVB facilitou o acesso dos criadores de pequeno porte ao principal insumo para alimentação animal, cerca de 8 mil criadores foram atendidos em 2023 pelo programa operado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
O objetivo do evento é melhorar a compreensão sobre emissão e sequestro de carbono provenientes da aquicultura e, assim, estimular e apoiar pesquisas para o aprimoramento de tecnologias com foco na sustentabilidade e nas mudanças do clima.
O objetivo da reunião foi iniciar o planejamento de programas e projetos que serão executados em parceria pelos governos Federal e Estadual.
A ação tem como objetivo expandir as atividades do selo SUSAF-TO em dez novos municípios do Estado com potencial para a produção de pescado focando nos pequenos produtores e agricultores familiares.
O “Serviço de sexagem molecular para identificação sexual dos peixes nativos da Amazônia”, que tirou o primeiríssimo lugar, é um trabalho realizado pelos pesquisadores Eduardo Varela, Fernanda O’Sullivan e Gilvan Ferreira da Silva.