Criada em 08/12/2020 às 11h12 | Meio Ambiente

São Paulo reúne veterinários, zootecnistas, biólogos, técnicos e especialistas em treinamento sobre javali e impactos em saúde única

A capacitação além de nivelar os conhecimentos sobre o assunto javali e o Programa Estadual de Sanidade dos Suídeos tem outros objetivos específicos como: melhorar a sensibilização na buscar de informações regionais sobre presença ou problemas causados por esses animais.

Imagem
A prevenção, monitoramento e controle do Javali no Estado envolvem a mobilização e integração de equipes capacitadas pelas Secretarias de Agricultura, Saúde e do Meio Ambiente (foto: Agricultura SP)


Clique no ícone acima e confira o programa de rádio

 
Clique no ícone acima e ouça a reportagem



Paloma Minke
DE SÃO PAULO (SP)

A Secretaria de Agricultura e Abastecimento do estado de São Paulo reúne nos dias 8 e 9 de dezembro, médicos veterinários, zootecnistas, biólogos, especialistas ambientais, técnicos de apoio agropecuário e outros profissionais vinculados à Coordenadoria de Desenvolvimento Rural Sustentável (CDRS), Coordenadoria de Defesa Agropecuária, Secretaria de Saúde e da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (SIMA)para um treinamento de capacitação online com o tema "Javali e os impactos em Saúde Única no Estado de São Paulo”.

O evento técnico-cientifico irá propiciar conhecimento e informação para que esses profissionais possam contribuir em seus municípios de atuação nas atividades relacionadas à sanidade de suídeos e ao Plano de Prevenção, Monitoramento e Controle do Javali no estado de São Paulo, também conhecido como Plano de Ações Javali São Paulo.

“A Defesa Agropecuária deve atualizar os procedimentos de monitoramento e vigilância sanitária, bem como nos atendimentos de suspeitas de doenças de notificação oficial ou de mortalidade de javalis. A atuação da extensão rural é decisiva no apoio e orientação ao produtor e levando as informações necessárias na luta contra esta praga, além de auxiliar nas emissões de documentos, cadastros e relatórios junto aos órgãos de controle”, disse o médico veterinário Artur Luiz de Almeida Felício, da Secretaria, que junto à Defesa Agropecuária responde pelo Programa Estadual de Sanidade dos Suídeos. Os órgãos de controle citados pelo veterinário são a SIMA, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) e o Exército Brasileiro.

A capacitação além de nivelar os conhecimentos sobre o assunto javali e o Programa Estadual de Sanidade dos Suídeos tem outros objetivos específicos como: melhorar a sensibilização na buscar de informações regionais sobre presença ou problemas causados por esses animais; incentivar aproximações regionais com os controladores de javali autorizados; e a realização de um questionário de percepção dos javalis para atualizar o mapa estadual do javali.

O médico veterinário Marcelo Baptista, da Coordenadoria de Desenvolvimento Rural Sustentável (CDRS), participará do treinamento com uma palestra explicativa. “Nós, da CDRS, apresentaremos um questionário lançado para a sondagem da ocorrência do javali no Estado de São Paulo. O objetivo é entender como as regiões estão sendo afetadas e levantar informações para quantificar e qualificar os prejuízos que o javali vem causando nas mais diversas regiões do território paulista. Numa segunda etapa, a CDRS ainda atuará junto aos outros atores envolvidos, produtores, técnicos, controladores, e outros, para orientar as ações, auxiliar no preenchimento de cadastros e instruir na documentação necessária para o controle do javali”, explica o técnico.

O evento é uma realização da Secretaria, por sua Coordenadoria de Defesa Agropecuária, em parceria com a SIMA, Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, EMBRAPA suínos e aves e FCAV-UNESP Jaboticabal. A coordenação está a cargo dos médicos veterinários Artur Luiz de Almeida Felício, Maria Carolina Guido, Adriana Muniz, Willian Alves Correa.

Programação:

Dia 08 de Dezembro
09h00 – Abertura
09h30 – Biologia do Javali e métodos de monitoramento, captura e abate. Felipe Pedrosa-Biólogo e controlador de espécies exóticas (javali)
10h30 - Procedimentos de cadastramento e emissão de autorização/dados atuais do Estado de SP- SIMAF - Guilherme Casoni -DEFAU/SIMA/SP
11h30 – Perguntas e discussão.
14h00 - Riscos sanitários associados à bioinvasão do Javali Virginia Santiago- EMBRAPA Suínos e Aves
15h00 - Pesquisas em sanidade de javalis: experiências e vivência durante quatro anos de atividade - Estevam G. L Hoppe – UNESP Jaboticabal
16h Encerramento

Dia 09 de Dezembro
09h00 - Vigilância Sanitária do Javali na zona livre de PSC - Programa Nacional de Sanidade dos Suideos- Lia TreptowCoswig DSA/MAPA/Brasília/DF
10h00 - Monitoramento sanitário do Javali no Estado de São Paulo-Programa Estadual de Sanidade dos Suídeos- Artur Felicio CDA/SAA/SP
11h00 – Perguntas e discussão.
13h30 - Plano de Ações Javali – São Paulo Ações SIMA - Mirela Lorenço- SIMA/SP
14h30 - Plano de Ações Javali – São Paulo Ações SAA (Atualização mapa javali/SP) João Carlos Pimentel - AT/SAA/SP
15h30 - Perguntas, discussão
15h45 – Sondagem CDRS sobre o Javali –Marcelo Baptista – CDRS/SAA
16h45 – Encerramento

Tags:

Comentários


Deixe um comentário

Redes Sociais
2024 Norte Agropecuário