Criada em 20/07/2022 às 11h03 | Mercado

IEA aponta alta no índice de preços da banana, leite, amendoim e carne de frango

Produtores de leite enfrentam, entre julho a setembro, período com gastos maiores com suplementação alimentar devido à estiagem que reduz a oferta de pastagens. O acumulado de 12 meses fechou positivo em 24,89%.

Imagem
Produtores de leite enfrentam, entre julho a setembro, período com gastos maiores com suplementação alimentar devido à estiagem que reduz a oferta de pastagens. (Foto: CNA\Wenderson Araújo|Trilux)

O Índice de Preços Recebidos pela agropecuária paulista apresentou alta de 0,95% em junho de 2022. O acumulado de 12 meses fechou positivo em 24,89%. Os dados são do IEA (Instituto de Economia Agrícola), de São Paulo.

“Com a ausência da cana-de-açúcar, que caiu -0,43% em junho e é o principal produto na formação do índice, as altas nos preços da banana-nanica (+33,33%), do leite (+7,42%), do amendoim (+7,36%) e da carne de frango (+4,70%) se destacaram para um maior reajuste do índice geral IqPR e do IqPR-V sem cana, que variaram na ordem de +1,98% e +2,05%”, aponta o estudo assinado por Danton Leonel de Camargo Bini, Eder Pinatti (pesquisadores do IEA), José Augusto Maiorano (assistente agropecuário da CATI) e Antônio Lopes Júnior (engenheiro agrônomo da CATI).

Ainda conforme o levantamento, “para a banana nanica, a diminuição da temperatura média entre o final do outono e o início do inverno reduziram o ritmo de desenvolvimento dos frutos. Destaca-se também a expectativa de menor produção anunciada no levantamento de previsão de safras.”

Os técnicos informam ainda que “no caso do leite, ademais os custos relacionados aos insumos já virem sofrendo reajustes desde 2021, o ciclo sazonal adentrado no segundo trimestre (abril a junho) – e que se acentuará no terceiro trimestre (de julho a setembro) – caracteriza-se como o período no qual os gastos com suplementação alimentar aumentam, devido à estiagem que reduz a oferta de pastagens”. “Já o amendoim, sendo base de muitos doces e pratos tradicionais das festas juninas que voltaram a ser presenciais em todo país, viu sua demanda aquecer e os preços recebidos pelos produtores apresentaram reajustes”, aponta o material divulgado nesta semana. Confira o levantamento na íntegra

Comentários


Deixe um comentário

Redes Sociais
2024 Norte Agropecuário