Criada em 23/08/2019 às 06h53 | Meio Ambiente

Ministra irá à Europa propagar que Matopiba tem espaço para abertura de novas áreas de plantio “absolutamente legal”

"Temos que mostrar os pontos positivos que ficam camuflados com esse discurso sobre a Amazônia. A Amazônia tem que ser preservada? É e vai ser preservada. Temos problemas? Claro. Mas precisamos esclarecer o que é Amazônia Legal, o que é bioma amazônico, o que é bacia hidrográfica", disse.

Imagem
A missão internacional de Tereza Cristina está prevista para o final do mês de setembro. Até então, estão confirmadas agendas oficiais na Alemanha e na Suíça (foto: Agência Brasil)

Em meio a um discurso em defesa do governo sobre a preservação ambiental e índices de queimadas e desmatamento no país, a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, informou que na sua próxima viagem à Europa pretende difundir a tese, segundo a qual, há na fronteira agrícola do Matopiba (formada pelos Estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia) espaço para abertura de novas áreas de plantio “absolutamente legal”. A missão internacional da gestora está prevista para o final do mês de setembro. Até então, estão confirmadas agendas oficiais na Alemanha e na Suíça. 

"Temos que mostrar os pontos positivos que ficam camuflados com esse discurso sobre a Amazônia. A Amazônia tem que ser preservada? É e vai ser preservada. Temos problemas? Claro. Mas precisamos esclarecer o que é Amazônia Legal, o que é bioma amazônico, o que é bacia hidrográfica", afirmou a ministra, em entrevista ao jornal Valor Econômico publicada nesta sexta-feira, dia 23.

Conforme o jornal, a titular do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) afirmou que “espera esclarecer que o produtor rural não é o responsável pelo aumento do desmatamento na Amazônia”. E mais: “E que vai tentar esclarecer que existe desmatamento previsto em lei e que na última fronteira agrícola no país, a região do "Matopiba" (confluência entre Maranhão, Piauí, Tocantins e Bahia), por exemplo, há espaço para a abertura de novas áreas de plantio de maneira absolutamente legal”.

DEFESA DO GOVERNO 

Na entrevista, ela saiu em defesa do presidente Jair Bolsonaro: "Tem um monte de confusão de dados [sobre desmatamento] que cada um usa como quer. Não foi o governo Bolsonaro, que tem apenas sete meses, que devastou a Amazônia e ou incentivou o desmatamento. Os índices estavam caindo e temos que apurar esses números". E complementou: "Se a realidade não é boa, temos que perseguir para ela ficar melhor. O que pode ser legalizado, vamos legalizar. O que não pode, vamos punir. Ninguém pode estar fora da lei".

Para Tereza Cristina, o setor de agronegócios no Brasil está dividido em relação à retórica ambiental do governo. Ela admite, porém, que é preciso discutir o tema dentro do governo e que vai conversar com o presidente Jair Bolsonaro sobre o assunto. Mas a ministra nega que vá agir para convencer o presidente a mudar de discurso.

"O entendimento é que o governo está certo, mas que o tom da comunicação precisa estar mais afinado. Precisamos discutir mais porque isso pode afetar o agronegócio. Mas existe muito exagero", disse. "Presidente ninguém muda. Ele é político e sabe o quer fazer. Quem gosta, gosta, quem não gosta pode pedir para ir embora." (Com informações do Valor Econômico)

Clique aqui e veja a reportagem do Valor na íntegra 

VEJA TAMBÉM 

Aprosoja afirma ter apoio do governo federal contra ameaça da moratória da soja no cerrado e na região do Matopiba

 

Em manifesto, Aprosoja Brasil e de 16 Estados refutam tese de ONGs e garantem produção sem prejudicar cerrado no Matopiba

“Quarenta por cento da área do Matopiba é destinada a proteção e preservação da vegetação nativa”, diz supervisor da Embrapa

Produtores preservam mais de 219 milhões de hectares de suas propriedades, o que corresponde a R$ 2,4 trilhões em área

Dirigentes da Aprosoja mostram dados oficiais que comprovam que produtores protegem meio ambiente no Matopiba

Seminário em Palmas aborda aspectos socioeconômicos e ambientais da produção agrícola no cerrado e no Matopiba

“Se quer conhecer vegetação nativa no Brasil não vá a parques, visite uma propriedade rural, são eles que estão protegendo”

CONFIRMA MAIS NOTÍCIAS SOBRE A APROSOJA

Tags:

Comentários


Deixe um comentário

Redes Sociais
2024 Norte Agropecuário