Criada em 18/10/2021 às 07h12 | Agronegócio

Verba para melhoria da produção no campo no oeste paulista é tema de reivindicação

A pauta da reunião organizada pela Alesp reivindicava o apoio à agricultura familiar, os investimentos em armazenagens de produtos do campo e a assistência técnica a assentados no Orçamento para 2022.

Imagem
Melhores condições de trabalho para agricultores familiares foram discutidas em reunião da Alesp. (Foto – Itesp\Divulgação )

Apoio à agricultura familiar, investimentos em armazenagens de produtos do campo e assistência técnica a assentados foram alguns temas de reivindicações que chamaram atenção na recente audiência pública do Orçamento para 2022, realizada em Presidente Prudente.

Presidente da Associação dos Funcionários da Fundação Instituto de Terras, Robson de Oliveira, por exemplo, pediu apoio à agricultura familiar através de investimento no Itesp. "É sempre bom reforçar que a agricultura familiar é responsável por mais de 70% dos alimentos que chegam à mesa do brasileiro". "O Itesp, órgão que presta assistência a essas famílias, necessita de socorro no orçamento", afirmou.

Já o presidente da Associação dos Trabalhadores Rurais de Paranapanema, José Paulo de Araújo, pediu a reforma e ampliação de um barracão de armazenamento que atende 2 mil famílias na região. "Nós temos essa dificuldade de processar os nossos produtos e armazenar. Chega um momento em que o pessoal planta uma quantidade, a gente não consegue cuidar e aí o produto fica sem escoar e se perde lá nas propriedades", explicou.

Adenildo Pinheiro, vice-prefeito do município de Caiuá, também falou da necessidade de incentivo do governo do Estado para a cadeia produtiva do Paranapanema. "O investimento é muito pouco, é mínimo, não chega a 1% do orçamento", lamentou.

Por outro lado, Edson Ferreira, presidente da Associação Estrela Dalva, pediu mais assistência técnica para as pessoas assentadas. "Sem essa assistência, a gente não consegue evoluir", disse.

Promovida pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, a reunião foi realizada na última quinta-feira, dia 7, na Câmara de Vereadores. (Com informações da Alesp)

CLIQUE NESTE LINK E CONFIRA AS OUTRAS COLUNAS "OESTE AGROPECUÁRIO"

Comentários


Deixe um comentário

Redes Sociais
2024 Norte Agropecuário