Oposicionistas da gestão atual da Faet (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Tocantins) aguaram a definição da chapa da atual gestão para disputa do comando da entidade. O prazo para inscrição dos candidatos termina na tarde desta segunda-feira, 31.
O Norte Agropecuário apurou que ocorre nesta manhã, na sede da Faet, reunião da diretoria para discutir o assunto.
Até o momento é pública apenas a pré-candidatura do agropecuarista Nasser Iunes, diretor do Sindicato dos Produtores Rurais de Araguaína (SRA). Ele encabeça a chapa “Casa dos Produtores”. Já está definida a relação de pessoas que irá acompanhá-lo na disputa.
TERMINA NA SEGUNDA PRAZO PARA REGISTRO DE CHAPAS QUE DISPUTARÃO ELEIÇÃO DA FAET
A dúvida no momento é o anúncio do nome do candidato da situação. A senadora Kátia Abreu (PMDB-TO) havia declarado que não é candidata. Há possibilidade de Paulo Carneiro, atual vice-presidente da entidade, vá para a disputa. Ele permaneceu na presidência da Faet de janeiro de 2015 até o mês passado, com o licenciamento da titular do cargo, a ex-ministra da Agricultura, Kátia Abreu. Outra opção é de a entidade lançar Paulo Lima, assessor da parlamentar.
O anúncio do nome deve ser feito até o início da tarde. Submetida a uma cirurgia simples na sexta-feira, a senadora – apesar do repouso – orienta e acompanha as discussões dos membros da diretoria da entidade.
CASA DOS PRODUTORES
A chapa que será encabeçada por Nasser Iunes divulgou inclusive as propostas. Entre as principais estão o fim da reeleição, renúncia da direção em caso de o membro da entidade parta para a disputa de cargos eletivos e mandato único a presidentes “impossibilitando o compadrio”. “Pessoal, nossa chapa está formada e temos uma proposta coerente para a nossa federação, sindicatos rurais e classe produtora. Após muita discussão e contribuições de todos chegamos a uma proposta comum que atende inclusive à sociedade”, anunciou Nasser Iunes em seu perfil numa rede social.
Uma dos principais medidas da reforma estatutária proposta por Nasser caso vença a eleição é a de inspirada na 22ª Emenda à Constituição dos Estados Unidos. Porém, mais rígida que a norma norte-americana aprovada em 1947, que prega: nenhuma pessoa poderá ser eleita mais de duas vezes para o cargo de presidente. No caso da chapa de Nasser, a ideia, caso seja aprovada, permitirá que cada gestor tenha apenas um mandato.
MATÉRIAS RELACIONADAS
Não sou candidata à presidência da Faet, afirma senadora Kátia Abreu
Faet deve se pautar pelas verdadeiras demandas dos produtores, diz Nasser
Deixe um comentário